Super Bock Group investe 80 milhões de euros para impulsionar sustentabilidade e inovação até 2030

 80 milhões de euros destinado é quanto o Super Bock Group revelou que vai investir na modernização das suas instalações e infraestruturas, com o objetivo de otimizar a sua eficiência e promover a sustentabilidade. Este plano faz parte de um Roteiro de Descarbonização mais abrangente, que abarca ainda projetos de recuperação ambiental e a promoção da biodiversidade. A iniciativa será desenvolvida ao longo dos próximos anos, com um apoio parcial através de candidaturas ao PRR.

Este projeto visa reduzir os consumos de energia, água e materiais de embalagem, com o CEO do Super Bock Group a destacar que o investimento é o reflexo do compromisso contínuo da empresa com a sustentabilidade. O foco está na avaliação da pegada de carbono e hídrica do grupo, e a prioridade será dada a projetos que sigam uma hierarquia de mitigação, ou seja, evitar, minimizar, restaurar e compensar. A meta é alcançar a neutralidade carbónica nas fábricas até 2030, com um especial destaque para a unidade de Leça do Balio, que já se distingue pela sua eficiência energética, qualidade e serviço.

Além disso, o Grupo irá instalar caldeiras de biomassa e painéis solares fotovoltaicos em cinco das suas unidades, com o objetivo de produzir energia para autoconsumo e criar Comunidades de Energia em parceria com o Grupo Greenvolt. Também está em curso a substituição do gás natural como fonte de energia e a redução de resíduos, de forma a diminuir as emissões de gases com efeito de estufa. Até 2026, o projeto prevê a instalação de mais de 15.000 painéis fotovoltaicos, o que resultará numa capacidade instalada superior a 8.000 MWp, além de evitar a emissão de mais de 3.000 toneladas de CO2 por ano. Após a conclusão do investimento, haverá ainda a possibilidade de partilhar o excedente energético com mais de 1.500 famílias nas comunidades envolventes.

O Grupo planeia ainda continuar o seu caminho rumo à neutralidade carbónica, com um foco nas emissões da cadeia de valor (scope 3), que representam 89% das suas emissões indiretas. Entre os principais desafios deste processo estão as embalagens, os equipamentos de frio e a agricultura. O Super Bock Group já está a trabalhar com a Science Based Target Initiative (SBTi) para definir o seu plano estratégico de descarbonização.

Em termos de consumo de água, a empresa pretende continuar a reduzir a quantidade de água utilizada na produção, passando de 2,8 litros de água por litro de bebida produzida (atualmente) para 2,2 litros até 2030, uma redução significativa em comparação com os mais de 10 litros necessários nos anos 90. O Super Bock Group também investirá em dois projetos de restauro ecológico e manutenção de recursos hídricos em terrenos próprios, com o apoio de várias entidades de conservação da natureza, como a ANP|WWF e a Verde – Associação para a Conservação Integrada da Natureza. Estes projetos contribuem para o sequestro de carbono, além dos benefícios ambientais, sociais e económicos.

Este Roteiro de Descarbonização é uma parte essencial da estratégia “4 Authentic Tomorrow” do Super Bock Group, que se alinha com os pilares ESG e foca nas bandeiras “Menos Água”, “Menos Carbono”, “Mais Consumo Responsável” e “Mais Pessoas e Comunidade”.

Artigos relacionados