Super Bock Group: E os meus amigos são mesmo “amigos amigos”?

O ano de 2022 será, sempre, lembrado como aquele em que o Super Bock Super Rock se viu obrigado a, devido à situação de contingência do País, ser relocalizado no Parque das Nações. «Depois de uma pausa forçada pela pandemia, há muito que antecipávamos o regresso do Super Bock Super Rock para o qual trabalhámos ao longo de quase três anos», conta Bruno Albuquerque, director de Marketing de Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group, um grupo que completa 95 anos de actividade. Com a impossibilidade de voltarem ao Meco, «fizemos o impossível, tendo sempre como prioridade a segurança de todos, e em dois dias montámos um festival que ficará, certamente, para sempre».

Foi um momento que exigiu de todos os envolvidos uma enorme capacidade de adaptação, com equipas mobilizadas e a trabalhar 24 sobre 24 horas para levar a cabo um festival que agradasse às pessoas e que lhes oferecesse, dentro do contexto, uma experiência memorável onde pudessem desfrutar dos concertos dos seus artistas de eleição.

«Conseguimos fazê-lo mantendo o cartaz na íntegra e dando aos festivaleiros todas as condições possíveis, incluindo a opção de campismo», sublinha.

Bruno Albuquerque faz notar que, além do espírito de superação que foi necessário para ultrapassar a situação, contaram também com a capacidade de organização do promotor Música no Coração, o que permitiu que, no final, «o balanço seja bastante positivo, a adesão do público tenha sido muito boa e o ambiente vivido foi de festa e de celebração».

ACTIVAR EM CASA

Além de continuar a dar nome ao Palco Principal, a Super Bock manteve a aposta na sustentabilidade e permitiu ao público levar de casa o seu copo reutilizável para consumo, independentemente do evento onde o tenha adquirido, além dos copos amigos do Ambiente Super Bock disponibilizados no recinto.

Foi criada a “Fila Prioritária do Amigo Amigo”, uma activação que dava prioridade, nos bares do recinto, a quem comprasse cerveja para si e para o seu grupo de amigos. A Super Bock criou também o “Amigo Amigo Challenge”, no qual o influenciador digital Conguito pôs à prova os amigos amigos com perguntas íntimas e próximas, onde as duplas de amigos que provassem ser amigos amigos tiveram direito a Super Bock. «Uma acção que pretendemos vir a amplificar noutros touchpoints e com outros influenciadores e consumidores ao longo do Verão.»

Com a Super Bock 0,0% foi materializado o conceito “O mesmo espírito, sem álcool”, convidando os festivaleiros a experimentarem a cerveja sem álcool, ao mesmo tempo que ouviam e dançavam com amigos numa silent disco sob uma pista de dança iluminada. A Super Bock Coruja esteve também presente, convidando os festivaleiros a pintar duas mandalas com Corujas desenhadas pelos artistas The Caver e Fedor.

Já a Selecção 1927 desafiou os festivaleiros a identificar, em prova cega, a cerveja que degustavam (Bavaria Weiss, Munich Dunkel, Kölsch e Bengal Amber IPA). A resposta correcta valia uma cerveja Selecção 1927 de oferta.

«De modo a conferir uma experiência ainda mais memorável aos festivaleiros, criámos também o passatempo NFTree Collection, que permitiu ao longo de cinco dias oferecer NFT que davam acesso a bilhetes duplos para o Super Bock Super Rock e a experiências exclusivas como estadias em glamping, idas ao frontstage ou acessos à zona VIP. Uma acção inédita nos festivais de música em Portugal, que reforça, uma vez mais, a nossa aposta contínua em inovação», comenta.

CRIAÇÃO DE UMA LIGAÇÃO

Os festivais são oportunidades que o Super Bock Group gosta de aproveitar para contactar com as pessoas e mostrar-lhes que a marca está com elas nos momentos que as marcam. «São canais de comunicação que nos permitem reforçar os vínculos emocionais com os consumidores, e através dos quais acreditamos conseguir gerar uma maior proximidade», refere Bruno Albuquerque. Enquanto parceira oficial, a Super Bock está presente em festivais como Rock in Rio, MEO Marés Vivas, MEO Sudoeste ou NOS Primavera Sound.

A Super Bock é a marca n.º 1 da música em Portugal, o que resulta de uma aposta que tem feito de forma consistente ao longo dos anos e que se vem a provar eficaz. A música é o território da Super Bock há mais de duas décadas e o qual procuramos fomentar sempre com dedicação, seja nos Festivais de Música – é naming sponsor do Super Bock Super Rock e dá nome ao Super Bock em Stock –, nas principais salas de espectáculos – como o Super Bock Arena – e em centenas de eventos e festividades, além do apoio a projectos e artistas nacionais e internacionais, com o lançamento de formatos e conceitos inovadores.

A Super Bock vai estar em vários pontos de venda a promover o convívio entre amigos, em iniciativas como as Tardes SBSR, que vão acontecer até ao mês de Setembro em esplanadas e quiosques, com músicos e Djs com os melhores sons de soul, pop e R&B. «Vamos também trazer para Portugal o ambiente cervejeiro de inspiração alemã, através da recriação de Beer Gardens em vários pontos de venda – espaços ao ar livre, muito agradáveis para desfrutar do bom tempo e com decoração especial, com mesas corridas para incentivar o convívio em grupo», conta Bruno Albuquerque.

A presença da marca no mundo da música estende-se à rádio com a SBSR.fm, um projecto que nasceu, e tem vindo a crescer, à imagem do festival Super Bock Super Rock. Uma rádio que tem como compromisso acompanhar as novas tendências e o que de melhor se faz na área da música no panorama nacional e internacional.

«É uma aposta que pretendemos manter, pois trata-se de um território de partilha e de convívio com o qual as pessoas se identificam, e onde acreditamos conseguir criar experiências de marca relevantes para os consumidores», sublinha sobre a associação à música.

PARA AMIGOS AMIGOS, UMA CERVEJA CERVEJA

A campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja” centra- -se na essência da amizade e na celebração que a marca pretende fazer às relações de amizade mais autênticas, que sobressaem pela cumplicidade, confiança e altruísmo.

O compromisso com a amizade tem vindo a ser consolidado ao longo dos anos com campanhas de comunicação próximas e dinâmicas, que combinam este papel com os diferentes territórios e contextos de consumo onde Super Bock está presente: na Música, Futebol, Festas Populares, Bares, Cafés, Restaurantes, ou em Casa.

«Procuramos através desta campanha destacar a importância das verdadeiras relações de amizade, aquelas que estão presentes no nosso dia-a-dia em pequenos gestos e em comportamentos que só temos com quem nos é mais próximo.»

Com o objectivo de chegar a todos os amigos amigos, a marca lançou uma edição especial de 10 rótulos onde é possível surpreender os consumidores com frases como “Amigo amigo pede sempre duas”, “Amigo amigo bebe se tu beberes”, “Amigo Amigo nem precisa de falar”, ou “Amigo amigo é o que te dá na cabeça”.

E para amplificar a campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja” criaram o “Amigo Amigo Confia de Olhos Fechados”, uma activação especial para os adeptos do Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal, que serão desafiados a marcar golo no relvado do clube, de olhos vendados, a contar apenas com a voz do amigo para os orientar, descreve o director de Marketing.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Cervejas”, publicado na edição de Agosto (n.º 313) da Marketeer.

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