Super Bock: A marca número um na música

A marca Super Bock tem um longo histórico de patrocínio a vários festivais de Verão, entre eles, o Rock in Rio. Através deste patrocínio, a marca tem o objectivo de «proporcionar a melhor experiência cervejeira aos festivaleiros, disponibilizando uma oferta diversificada aos consumidores», afirma fonte do Super Bock Group. Para isso, a marca adopta uma abordagem abrangente e integrada para patrocinar este festival e investe na criação de experiências memoráveis para os festivaleiros. O Super Bock Digital Stage é um exemplo de como o digital é utilizado como meio de relação com os visitantes, dando espaço a todos os fenómenos do mundo digital e oferecendo aos consumidores activações únicas e inovadoras.

O patrocínio da Super Bock ao Rock in Rio vem de longo, e o balanço, de acordo com a empresa, é muito positivo. «O melhor retorno que podemos ter é sermos considerados a marca número um na Música. Isto significa que existe reconhecimento do nosso trabalho diário e que os consumidores valorizam o que fazemos e as experiências memoráveis que lhes proporcionamos. Para este ano, o objectivo é continuar a oferecer a melhor experiência aos festivaleiros, garantindo que continuamos a estar presentes em todos os momentos e que estamos a par das tendências do consumidor e do mundo digital. Este patrocínio, bem como todas as outras iniciativas que desenvolvemos nesta área, é algo em que queremos continuar a apostar, pois trata-se de um território de partilha e de convívio com o qual as pessoas se identificam e onde acreditamos que conseguimos criar experiências de marca únicas.»

O Super Bock Group reconhece que o Rock in Rio, sendo um dos maiores festivais do mundo, confere a todos os patrocinadores uma maior visibilidade de exposição, dando-lhes a oportunidade de estar perto dos consumidores e criar uma ligação emocional com todos. Fonte da empresa vai mais longe ao afirmar que «esta é uma relação de crescimento conjunto – tanto para a Super Bock, como para o Rock in Rio. Estarmos junto do público dá-nos a capacidade de nos continuarmos a posicionar como uma marca moderna e jovem, alinhada com as tendências de mercado, reforçando assim a nossa aposta e o nosso posicionamento no território da Música».

De resto, a música apresenta-se como um elemento central tanto para o Rock in Rio como para a Super Bock, além de agregador, unificador e promotor de experiências que se tornam memoráveis para os consumidores.

Destaca-se ainda a componente da responsabilidade social e a sustentabilidade. «Alinhamos a nossa presença com as iniciativas ambientais e sociais promovidas pelo Rock in Rio, reforçando assim a nossa parceria e assegurando que a presença da marca é vista como autêntica e alinhada com as expectativas dos consumidores.»

MAIS PERTO DOS CONSUMIDORES

Para o Super Bock Group, os jovens adultos assumem um papel importante na estratégia e presença da marca neste festival. É através de um público digital e muito atento às tendências que a empresa consegue valorizar ainda mais a sua categoria, estando alinhada com as tendências que o consumidor procura.

Tendo em conta este target, a Super Bock acompanha as tendências e segue a actualidade, criando activações e conteúdo relevantes. «Fazemo-lo, por exemplo, através do Super Bock Digital Stage. Associamo-nos a este palco precisamente pelo cariz inovador do projecto. Quando nos foi lançado o desafio, abraçámo-lo de imediato, procurando trazer algo novo ao consumidor e, neste caso, mais do que apoiar as ligações que são construídas nas redes sociais, transformar esse universo em interacções reais», adianta fonte do Super Bock Group.

Este ano, as activações são pensadas tendo em conta o aniversário de 20 anos de Rock in Rio em Portugal e a mudança de espaço para o Parque Tejo Lisboa. A empresa acredita que ter um novo espaço vai permitir trazer ainda mais entretenimento, melhores condições e novos formatos logísticos que darão aos visitantes mais conforto e uma experiência ainda mais elevada. «O facto de ser novidade também irá contribuir, certamente, para a curiosidade de vivenciar e saber como tudo está a decorrer e, nesse sentido, podemos ter ainda mais pessoas a conhecerem a Cidade do Rock em 2024. Para a Super Bock, será um trabalho de continuidade, como tem sido até aqui, mas sempre atentos a novas oportunidades e às necessidades dos festivaleiros e dos nossos parceiros.»

A activação da Super Bock na edição deste ano estará muito focada na amplificação digital e no papel de peso que esta aposta tem para a marca, principalmente através do Super Bock Digital Stage, e de todos os conteúdos que dele advêm. Haverá também activações de outras marcas do Super Bock Group, como é o caso de Somersby, que terá uma estrutura e activação bastante «diferentes e disruptivas, que prometem fazer sucesso junto dos festivaleiros».

Nesta edição do Rock in Rio Lisboa, a activação da marca Pedras estará focada no lançamento deste ano: Pedras Limão, em formato lata. Para o efeito, os festivaleiros irão encontrar um espaço com foco na naturalidade, que lhe é tão característica, e onde poderão relaxar e descontrair.

Haverá ainda uma forte aposta na marca Super Bock Sky. Com esta activação de marca pretende-se gerar muita experimentação, «para que todos fiquem a conhecer a mais recente cerveja do portefólio de Super Bock Group. Posso adiantar que será um espaço mais “leve” e cool, tal como esta cerveja, com uma activação focada no surf».

Refira-se ainda a marca Super Bock Selecção 1927, que também marcará presença com uma carrinha dedicada, onde será possível ficar a saber mais sobre a cultura cervejeira. Além disso, pela primeira vez, a marca Carlsberg vai marcar presença no Rock in Rio. Estará na zona VIP, onde será possível degustar e saborear a cerveja premium do grupo.

Quem também não fica de fora do elenco de marcas do Super Bock Group é Super Bock 0,0%, que «garante o mesmo espírito sem álcool, ideal para as ocasiões de consumo em que se procura desfrutar de uma verdadeira cerveja, garantindo todo o sabor autêntico, mas com 0,0% álcool».

Fonte do Super Bock Group afirma que neste período de preparação «o nosso trabalho tem sido muito recompensador, mas, como é lógico, há sempre desafios que encontramos na estratégia de patrocínio a um evento como este, nomeadamente, a necessidade de acompanhar as novas tendências de consumo, que advêm dos novos estilos de vida, que são cada vez mais activos e saudáveis. O consumidor é exigente e procura também a inovação como factor para o seu processo de decisão. A constante procura pela inovação é muitas vezes um desafio, mas continuamos motivados e atentos às necessidades do nosso público».

Sobre a forma como são medidos os resultados destes patrocínios, a mesma fonte afirma que «a melhor forma que temos de o fazer é sermos considerados a marca número um na Música. Isto traduz o reconhecimento do nosso trabalho diário e demonstra que os consumidores valorizam o que fazemos. O nosso resultado é ainda medido por continuarmos a ser a cerveja líder em Portugal, o que muito nos orgulha e satisfaz».

No futuro, o Super Bock Group pretende continuar a trabalhar através da inovação e do acompanhamento das tendências, procurando apostar em novas formas de activação e em apostas estratégicas como o Super Bock Digital Stage.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.