Sugestões de jogos para as férias de Natal
As férias de Natal estão mesmo a chegar e, para que os mais novos aproveitem ao máximo as semanas de descanso, a Kumon sugere a realização de alguns jogos, fáceis de executar em qualquer lugar.
As opções são variadas e indicadas para várias idades, como “A Múmia”, que se pode jogar à medida que familiares ou amigos cheguem a casa. Coloca-se uma venda numa das crianças, que terá de adivinhar quem é a pessoa seguinte a chegar a casa. Se acertar, o recém-chegado fica no lugar da criança e o jogo continua até que tenham chegado todas as pessoas.
Para crianças mais pequenas, a Kumon sugere jogar aos “Anões e Gigantes”. O adulto diz “anões” e as crianças têm de se colocar de cócoras e ao dizer “gigantes” terão de se pôr de pé. As palavras devem ser ditas de forma alternada, para que as crianças se movimentem.
Já para jogar ao “Desenhar ao Acaso”, as crianças devem estar com os olhos vendados e, sentadas à mesa, com um papel e um lápis, desenham objectos que os adultos vão nomeando.
“Procurar o Extraterrestre”, por seu turno, é uma variante da gincana e joga-se da seguinte forma: quando todas as crianças estiverem reunidas, é dito que um extraterrestre levou um objecto de casa e pode-se mostrar as pistas que este terá deixado espalhadas até se encontrar o tesouro.
Com o “Caçar Objectos”, por outro lado, enche-se uma caixa com objectos de diferentes formas e cores (copos de plástico, tampas, canetas, peluches), coloca-se música para que as crianças dancem e quando esta parar têm de correr até à caixa e retirar um objecto. A criança que não conseguir será eliminada. Retira-se um objecto da caixa e repete-se até que fiquem uma ou duas crianças.
A Kumon propõe ainda jogos de letras para aprender o vocabulário. Para jogar à “Caixa das Palavras”, uma das crianças começa por dizer “tenho uma caixa que tem lá dentro um… balão”, por exemplo. A criança seguinte repete a mesma frase, mas nomeia um objecto que comece com a próxima letra do abecedário sem repetir palavras já ditas em rondas anteriores. Ganha o último jogador sem falhar.