#StopNASHNow: Campanha apela à prevenção do fígado gordo
A Esteatose Hepática Não-Alcoólica (NASH, na sigla inglesa), mais conhecida como doença do fígado gordo, é uma patologia que afecta mais de um milhão de portugueses. No mês em que se celebra o dia internacional desta doença (9 de Junho), a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) lança uma campanha que visa sensibilizar para a importância da prevenção e do tratamento precoce.
#StopNASHNow é o mote desta campanha que decorrerá durante todo o mês de Junho nas redes sociais da APEF, com o objectivo de «alertar a população para a importância de prevenir, detectar e tratar precocemente esta doença, que quando diagnosticada pode encontrar-se já em fases avançadas», explica a associação em comunicado.
De acordo com a associação, esta é uma doença mais comum em pessoas com obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão arterial ou colesterol alto, que tanto pode não causar lesão do fígado como pode evoluir para uma inflamação deste órgão, provocando cirrose hepática ou cancro do fígado. «Estas situações, quando não prevenidas ou tratadas, lesam gravemente a saúde e podem, até, levar à morte», alerta a APEF.
A iniciativa #StopNASHNow ocorre em simultâneo em vários países, desde Junho de 2018. No entanto, esta é a primeira vez que a acção é promovida no mercado português.