Stellantis mexe na estrutura e nomeia Alain Favey como CEO da Peugeot

O grupo fabricante automóvel Stellantis anunciou hoje mexidas na sua estrutura, concluindo a reestruturação depois da demissão do ex-CEO, Carlos Tavares, anunciando ainda a entrada de Alain Favey, que fica à frente da marca da Peugeot.

Apesar das mudanças anunciadas hoje, a Stellantis, criada em 2021 através da fusão entre PSA e Fiat-Chrysler, não anunciou ainda um sucessor permanente de Carlos Tavares, dizendo que “o processo de nomeação” está em andamento.

O processo deverá estar concluído ainda no primeiro semestre deste ano.

Em comunicado, a Stellantis anunciou hoje medidas “para simplificar a sua organização de acordo com as alterações comunicadas em dezembro de 2024”, quando foi comunicada a saída de Carlos Tavares.

“Através de ajustamentos organizacionais específicos, as regiões dispõem agora de melhores capacidades locais de tomada de decisão e de execução no que diz respeito ao planeamento de produto, ao desenvolvimento de produtos e às atividades industriais e comerciais”, explica a Stellantis.

As atividades de ‘software’ passam agora a estar integradas numa estrutura para o desenvolvimento de produto e tecnologia, que será encabeçada por Ned Curic.

Antonio Filosa, responsável operacional das Américas, passa a adotar uma liderança global da qualidade.

Por sua vez, os assuntos empresariais e comunicações passam a estar sob a alçada de Clara Ingen-Housz.

Foi ainda criado um novo gabinete de marketing, que, reagrupando os trabalhadores das várias marcas do grupo, vão ser chefiados por Olivier François.

De igual forma, a Stellantis nomeou Bob Broderdorf para a frente da Jeep e Alain Favey para liderar a Peugeot.

Xavier Peugeot foi nomeado para liderar a DS Automobiles e Anne Abboud para conduzir a unidade de comerciais Stellantis Pro One.

No documento, o presidente da Stellantis, John Elkann, considerou que as alterações hoje anunciadas “simplificarão ainda mais a organização e aumentarão a agilidade local e o rigor da execução” do grupo automóvel.

Carlos Tavares demitiu-se em dezembro devido a divergências com o Conselho de Administração, informou a Stellantis.

A Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo e no seu portefólio tem marcas como Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys.

Artigos relacionados