Stellantis: 9 marcas a olhar para o futuro
Nos primeiros cinco meses deste ano, a Stellantis foi líder no mercado total de Veículos de Passageiros (VP) e de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), com 26 821 viaturas vendidas das marcas que comercializa em Portugal (Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, FIAT, Jeep, Maserati, Opel e Peugeot), alcançando uma quota de mercado de 27,1%, de acordo com dados da ACAP.
Além disso, a Stellantis é o único grupo automóvel a ter colocado três das suas marcas entre as dez mais vendidas em Portugal este ano, com a Peugeot no primeiro lugar da tabela e a Citroën e a Opel a ocuparem, respectivamente, as 8.ª e 9.ª posições. Do mesmo modo, são da Peugeot os dois modelos mais vendidos em Portugal nos cinco primeiros meses do ano, nomeadamente, o Peugeot 2008 e o Peugeot 208.
Também no mercado de Veículos de Passageiros a Stellantis foi líder, com 21 387 viaturas vendidas no acumulado do ano. Já no mercado de Comerciais Ligeiros, a liderança da Stellantis traduziu-se em 5434 viaturas neste período, que representam 51,5% do mercado.
No que diz respeito aos veículos electrificados LEV (100% eléctricos + Híbridos Plug-in), a Stellantis continua a reforçar a sua liderança em Portugal. No acumulado do ano contabiliza 5239 unidades entregues, o que equivale a uma quota de 21,5%. No mês de Maio passado comercializou 1350 viaturas electrificadas, tendo elevado a quota para 23,0%.
As viaturas electrificadas do grupo destacam-se pelas suas elevadas prestações. Vários dos seus modelos estão entre os mais vendidos, como o Citroën ë-C4 e os Peugeot e-208 e e-2008, que figuram no Top 10 dos modelos 100% eléctricos mais vendidos no nosso país neste ano, ou o Peugeot 3008 Plug-in Hybrid e o Jeep Compass Híbrido Plug-in, que estão entre os 10 automóveis Híbridos Plug-in mais vendidos. Estes resultados representam mais um passo na execução do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, com o objectivo de se tornar o líder indiscutível na electrificação em Portugal e no mundo.
Já no que diz respeito a resultados de negócio, no final do primeiro trimestre do ano a Stellantis revelou que registou um crescimento de 14% nas receitas líquidas. O grupo prepara- se para lançar nove novos veículos eléctricos a bateria (BEV) ainda em 2023, numa oferta total de BEV, que deverá alcançar as 47 propostas até ao final de 2024.
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE
Além de liderar vários segmentos do sector, a Stellantis quer também ser uma referência no que diz respeito ao impacto das suas actividades no ambiente e na sociedade. Por isso, em Maio passado, apresentou o seu segundo Relatório de Responsabilidade Social Corporativa (CSR), no qual cumpre os seus compromissos e reafirma a sua firme vontade de alcançar os objectivos públicos em matéria social e ambiental.
«Sabemos do papel e da responsabilidade que temos ao abordar os desafios ambientais e sociais que o mundo enfrenta, incluindo a adopção de soluções inovadoras para preservar a liberdade de mobilidade para todos», afirma Carlos Tavares, CEO da Stellantis, em comunicado. «Com uma abordagem holística completa e abrangente junto de todas as partes interessadas, registámos uma forte progressão rumo à nossa ambiciosa meta de neutralidade carbónica até 2038, ajudando a proteger o planeta e, com ele, o futuro da empresa.»
As actividades CSR da Stellantis estão totalmente integradas no plano Dare Forward 2030 e, em 2022, as principais iniciativas incluíram:
• Elaboração do Relatório Climático, que explica a abordagem holística da empresa rumo à descarbonização e confirma o percurso para se tornar numa empresa neutra em carbono, considerando todas as áreas de actuação, até 2038, com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões. Em 2022, a Stellantis alcançou uma redução de 11% da sua pegada de carbono no domínio da produção nos níveis 1 e 2, desde 2021, e confirmou a concentração na implementação da sua estratégia de descarbonização de nível 3 para produtos e serviços sustentáveis por via da electrificação de produtos, inclusão do critério de emissão de gases com efeito de estufa para a selecção de fornecedores de materiais de maior impacto, em termos de emissões, e numa abordagem rigorosa e completa de economia circular.
• Publicação e implementação de diversas políticas globais da empresa, incluindo a Política Energética e Ambiental, Política de Recursos Humanos e Directrizes de Compras Responsáveis Globais.
• Ambição centrada nas pessoas para se transformar numa empresa tecnológica de mobilidade sustentável, com iniciativas de qualificação e requalificação e enfoque na diversidade e inclusão, com 27% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, tendo como principal objectivo alcançar 30% até 2025.
• Apoio da Stellantis Foundation a organizações globais e entidades sem fins lucrativos para o acesso à educação.
O Relatório CSR 2022 da Stellantis descreve a visão, as metas, os riscos e as oportunidades, incluindo a governança, as políticas, a organização, as principais iniciativas e os resultados relacionados com os seis pilares da política CSR da empresa, que abarcam 22 tópicos. Para cada tópico de CSR, a Stellantis publicou os resultados de 2022 e 2021 sobre as principais métricas relacionadas com os objectivos de curto, médio e longo prazos. Os seis objectivos principais são: gerar um impacto tangível sobre as mudanças climáticas; impulsionar a transformação da empresa através do desenvolvimento de capital humano; atender às expectativas dos clientes em constante mudança em termos de mobilidade; prevenir violações de ética, promovendo uma cultura ética; promover a protecção e implementar a utilização responsável dos recursos naturais; garantir a protecção dos direitos humanos e apoiar um desenvolvimento económico equilibrado dos territórios.
Ao longo de 2022, a Stellantis finalizou a consolidação dos seus dados após a formação da empresa, em Janeiro de 2021, tendo continuado o seu trabalho de alinhamento das suas práticas de forma consistente de acordo com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
DARE FORWARD 2030
A Stellantis mantém-se concentrada na execução dos três pilares definidos no plano estratégico Dare Forward 2030, que define as metas ambientais e sociais da empresa até daqui a sete anos.
1. Care: A Stellantis enfatizou o seu compromisso para com a igualdade de género a nível global, através da adopção dos “Princípios de Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas”. Na rota para a neutralidade carbónica, assinou um termo de compromisso com a Vulcan para desenvolver novos projectos geotérmicos, destinados a descarbonizar a produção energética inerente à unidade industrial de Rüsselsheim, na Alemanha.
2. Tech: A Stellantis manteve um ritmo acelerado na transformação da electrificação. Foram anunciados investimentos de produção em Mangualde (Portugal), Eisenach (Alemanha), Cassino (Itália) e Kokomo, Indiana (EUA). Além disso foram assinados acordos estratégicos com a McEwen Copper, Terrafame Ltd. e Element 25. A Stellantis também expandiu a sua rede de desenvolvimento e engenharia de software para oito centros, com uma nova operação em Gliwice, na Polónia.
3. Value: A Stellantis tomou várias medidas para apoiar o seu crescimento na região do Médio Oriente e África, incluindo a assinatura de um acordo-quadro com as autoridades sul-africanas para desenvolver uma unidade de produção, a celebração de um acordo com a Koç Holding para expandir, ainda mais, a joint-venture Tofaş, já existente na Turquia, tendo feito, na Argélia, o lançamento da marca FIAT, planeando um total de seis modelos no mercado. Na Europa, a implementação do Novo Modelo de Retalho irá arrancar em meados de 2023 nos países-piloto.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Mercado automóvel”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.