Starbucks vai buscar novo CEO à gigante de limpeza Reckitt
A cadeia de cafetarias norte-americana Starbucks tem um novo Chief Executive Officer. Laxman Narasimhan, antigo CEO da gigante de limpeza Reckitt, dona de marcas como a Lysol, Air Wick, Harpic ou Vanish, deixa essas funções em Outubro, passando para a Starbucks para se familiarizar com a empresa. Apenas em Abril passará a liderar a marca de forma autónoma.
Até lá, o actual CEO, Howard Schultz, continuará nesse cargo enquanto interino e permanecerá na Direcção quando Laxman Narasimhan o substituir. Alguns dos objectivos do antigo líder passavam por reinventar a experiência em loja de consumidores e colaboradores, indo ao encontro das mudanças trazidas pela pandemia.
Embora ainda não seja conhecida a estratégia que o novo CEO adoptará, sabe-se que terá de enfrentar alguns desafios, nomeadamente no mercado norte-americano onde os colaboradores se têm manifestado a favor da sindicalização e onde a inflação já levou ao aumento dos preços nos menus, assim como na China, onde os efeitos da pandemia ainda se fazem sentir.
«A sua vasta experiência em levar a cabo transformações estratégicas em negócios globais direccionados ao consumidor fazem dele a escolha ideal para acelerar o crescimento da Starbucks e aproveitar as oportunidades que nos esperam no futuro», comenta, cirada pela CNBC, Mellody Hobson, presidente da Direcção da marca.