Starbucks reforça segmento dos chás com aquisição

A rede norte-americana de coffee shops Starbucks anunciou ontem que chegou a acordo para adquirir a retalhista de chás Teavana Holdings pela soma de 620 milhões de dólares (aproximadamente 485,6 milhões de euros). Esta é já a maior aquisição da história da Starbucks.

A operação representa mais um passo em frente na estratégia de Howard Schultz, presidente executivo da Starbucks, em alargar o portefólio da empresa para além do café, por forma a manter um crescimento sustentável das receitas. Desde que Schultz regressou à liderança da companhia, em 2008, a Starbucks reforçou a sua actividade em segmentos como as bebidas energéticas, sumos e cápsulas de café – incluindo a criação de uma linha própria, denominada K-Cup, e o lançamento de cápsulas compatíveis com as máquinas da marca Keurig. Em virtude desta estratégia, a empresa abandonou no início do ano as palavras “Starbucks Coffee” do seu logótipo.

Também o negócio dos chás tem merecido atenção crescente por parte da Starbucks. A empresa prepara-se para abrir um loja dedicada em exclusivo à comercialização de chás da sua marca Tazo em Seattle, Washington (Estados Unidos da América). Já no ano passado adquirira as marcas Evolution Fresh, por 30 milhões de dólares (cerca de 23,5 milhões de euros, ao câmbio actual), e Bay Bread LLC, por 100 milhões de dólares (ou 78,3 milhões de euros, ao câmbio actual), recorda a agência financeira Bloomberg.

No âmbito da aquisição, os investidores da Teavana receberão 15,50 dólares por acção, o que representa um prémio de 53% em relação ao valor actual dos títulos da empresa, segundo a Exame brasileira. A operação deverá estar concluída até ao final do ano.

A Teavana, sediada em Atlanta, Geórgia (EUA), comercializa mais de 100 variedades de chás. A empresa detém cerca de 300 lojas nos EUA, Canadá e México.

Artigos relacionados