Starbucks prepara novas regras para os clientes: código de conduta entra em vigor no final do mês

A conhecida cadeia de cafetarias Starbucks vai implementar um novo código de conduta em todas as lojas nos Estados Unidos, com início previsto para o final de janeiro. A informação foi avançada pelo The New York Times, que detalhou as alterações que têm como principal objetivo restringir o acesso às instalações e aos sanitários exclusivamente aos clientes que efetuarem compras no local.

De acordo com o jornal, esta nova política pretende assegurar que os recursos das cafetarias, como assentos confortáveis e casas de banho, sejam prioritariamente destinados a quem consome.

Jaci Anderson, porta-voz da Starbucks, explicou que a introdução do código de conduta está alinhada com práticas já adotadas por muitos retalhistas. “Esta medida ajuda-nos a dar prioridade aos clientes que pagam, querem sentar-se e desfrutar do ambiente das nossas cafetarias ou que necessitam de usar os sanitários durante a visita”, afirmou.

Sara Trilling, presidente da Starbucks na América do Norte, reforçou esta mensagem numa carta dirigida aos gerentes das lojas. Nela, sublinhou que os clientes valorizam o acesso a “um ambiente limpo, seguro e confortável”, elementos fundamentais para a experiência Starbucks.

A implementação desta nova política incluirá uma formação específica para os colaboradores das lojas, com os gerentes a dispor de um período de 40 horas para preparar as suas equipas e adequar os espaços às mudanças.

Esta medida, apesar de ser apresentada como uma forma de melhorar a experiência dos clientes pagantes, já está a suscitar debate sobre o impacto que poderá ter nos públicos que tradicionalmente utilizam as instalações sem realizar consumos.