Starbucks está a perder clientes em todo o mundo. Qual é a solução?
Starbucks controlava quase um terço do mercado de café nos EUA, mas está a perder clientes e enfrenta dificuldades em evoluir recentemente. De acordo com a NCBC, a marca detinha 26,5% do segmento de café e snacks, mas tanto neste país como noutros em todo o mundo as vendas diminuíram nos últimos dois trimestres.
Os cafés da Starbucks há muito que são um “terceiro lugar” para os clientes trabalharem e socializarem fora de casa ou do escritório. Mas os especialistas dizem que a empresa é agora menos experimental do que costumava ser, o que levou a um aumento da concorrência, com empresas focadas no valor, como o McDonald’s, e restaurantes de serviço rápido a competir por clientes mais conscientes dos preços.
Assim, muitos consumidores procuram alternativas à conhecida marca, como espaços independentes ou até mesmo concorrentes. Porém, a Starbucks está empenhada em manter os clientes nas suas lojas e para tal está, entre outros, a melhorar o tempo de entrega dos pedidos. Cold brew, bebidas energéticas ou até parcerias estratégicas com lançamentos ocasionais deverão ser outras das apostas da marca para se rejuvenescer.
Em Portugal, a Starbucks tem feito um grande investimento, com várias novas aberturas de Norte a Sul do país. São já mais de 30 os espaços desta insígnia em território nacional, sendo que o mais recente abre no dia 8 de Agosto, em Portimão.