Spotify revela as músicas mais tocadas do ano
Drake é o principal nome dos destaques deste ano do Spotify. Além de ser o artista mais tocado no geral, pelo segundo ano consecutivo, o músico norte-americano é o responsável pela faixa e álbum mais tocados (“Once Dance” e “Views”, respectivamente). É também o artista mais tocado de sempre no Spotify, tendo registado 8,7 mil milhões de streams.
«O Drake tem sido imparável este ano, é uma verdadeira superstar global», afirma Stefan Blom, CCO e CSO do Spotify, perante os dados recolhidos. Em comunicado, o responsável acrescenta que o artista continua a cativar os fãs de uma forma que apenas ele consegue: «Não é surpresa que ele esteja a dominar a indústria da música.»
O top 5 dos artistas mais tocados de 2016 é composto, então, por Drake, Justin Bieber, Rihanna, Twenty One Pilots e Kanye West. Na lista feminina, Rihanna é rainha, seguida por Ariana Grande, Sia, Adele e Fifth Harmony. No masculino, a única novidade face ao top geral é Coldplay.
Os cinco artistas revelação são Zayn, Frenship, Anne-Marie, Madeintyo e Rob $tone. Quanto aos temas preferidos dos utilizadores do Spotify, depois da música de Drake vem “Purpose” de Justin Bieber, “Ant I” de Rihanna, “Blurryface” de Twenty One Pilots” e Beauty Behinf the Madness” da The Weeknd.
Na sua compilação dos destaque do ano, a plataforma de streaming de música revela ainda aquilo a que chama factos divertidos: a música mais ouvida relacionada com o tema sexo foi “Sex” de Cheat Codes e Kris Kross Amsterdam; a música triste mais ouvida foi “Say Something” de A Great Big World; e a música de festa mais ouvida foi “Uptown Funk” de Mark Ronson e Bruno Mars.
O dia mais musical do ano foi o 11 de Novembro, quando mais música foi ouvida no espaço de 24 horas.