Spotify lança playlist… para a hora do parto
Pearl Jam, James Bay, John Lennon, Milton Nascimento, David Bowie e Beyoncé são alguns dos artistas cujos temas são sugeridos para banda sonora de um parto. A lista de nomes resulta do trabalho conjunto do Spotify e do médico nova-iorquino Jacques Mortiz e está disponível para utilização imediata.
Segundo o serviço de streaming de música, a playlist foi “criada cientificamente para acompanhar as mulheres durante o parto, desde o início das contrações até ao momento em que vêem pela primeira vez o seu recém-nascido”. Nesse sentido, a playlist começa com músicas com um ritmo mais lento e vai transitando progressivamente para temas mais acelerados e com uma batida mais forte –ideias para a altura de fazer força. O final apoteótico dá-se com o nascimento da criança ao som de “Unaccompanied Cello Suite #1” de Bach, interpretada por Yo-Yo Ma.
Jacques Mortiz conta que 70% das suas pacientes preparam playlists especialmente para a hora do parto e aproveita para dar dicas para quem quer criar a sua própria lista em vez de seguir a pré-definida do Spotify. As músicas devem ser reconfortantes e familiares, devem ter durações e estilos diferentes e devem fazer com que a mulher se sinta bela. O ideal é ter também instrumentais fortes.
Neste momento, existem no Spotify mais de 90 mil playlists para o parto criadas por utilizadores.