Sovena: «Entender o ‘novo normal’ tem sido chave para as nossas marcas»

Se é verdade que incerteza tem sido palavra de ordem nas notícias e conversas, também é verdade que resiliência demonstrou ser uma das principais características das empresas e das marcas que nelas vivem. Para perceber melhor o que está a ser feito em Portugal para lidar com a pandemia de COVID-19, a Marketeer quis ouvir quem está à frente de algumas das maiores organizações do País – de áreas como Turismo, Telecomunicações, Farmacêutica, Moda, Restauração, Tecnologia ou Seguros.

A todos foi colocada a mesma questão: o Mundo mudou e as marcas também vão ter de alterar a forma como comunicam e constroem relações de confiança. Que trabalho está a ser feito neste sentido?

Loara Costa, responsável de Marketing da Sovena

Entenderem e adequarem-se ao “novo normal” tem sido chave para as nossas marcas acompanharem os consumidores e evoluírem nesta nova realidade.

Aquando do alerta de pandemia por parte da OMS, rapidamente voltámos a planear boa parte das iniciativas de Marketing, com o objectivo de responder aos nossos consumidores com a máxima rapidez, transparência e sensibilidade. Neste sentido, reforçámos iniciativas de RSC, como a doação ao Banco Alimentar e a outras instituições. Foram também incluídos na nossa política de RSC programas de apoio ao sistema nacional de saúde, como a doação de ventiladores e de sabões Clarim e participação no movimento “Consumir Português”, que tem como objectivo divulgar produtores nacionais e doar parte das vendas a hospitais públicos nacionais. Além disto, logo no início da pandemia lançámos com Oliveira da Serra um programa solidário chamado “Eu dou a casa” para apoiar e divulgar os take-away e sistemas de entrega dos pequenos restaurantes portugueses que sofreram com a redução da sua actividade.

A pandemia obrigou ainda a uma adequação do discurso aos novos hábitos e necessidades do consumidor, sem contar que as soluções digitais mudaram e mudarão profundamente os hábitos das pessoas. Estamos focados em melhorar ainda mais a experiência e os conteúdos das marcas nas nossas plataformas digitais próprias e nas dos nossos parceiros. Um exemplo disto é que com o crescimento da prática de cozinhar em casa, a marca Fula criou uma série de conteúdos digitais chamada “Chega e Sobra”, que tem como objectivo ajudar os portugueses com receitas e dicas fáceis para evitar o desperdício e incentivar o reaproveitamento dos alimentos.

A nível de produto já estamos a apostar em novos formatos. Por um lado, vamos intensificar a produção de monodoses de azeite, promovendo assim a segurança alimentar no canal horeca, por outro iremos reforçar formatos maiores (ex: 5L) para responder aos consumidores, que preferem evitar deslocações frequentes aos estabelecimentos de compra.

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