Sony quer vender um milhão de PS4 por mês
A Sony anunciou que espera vender cinco milhões de unidades da sua nova consola, a Playstation 4 (PS4), em apenas cinco meses – desde o lançamento da consola até ao final do ano fiscal da empresa, a 31 de Março de 2014. As vendas arrancam no mercado português a 29 de Novembro.
A fasquia de vendas para a Playstation 4 foi anunciada pelo CEO da unidade de jogos da Sony, Andrew House, durante uma apresentação em Tóquio. As expectativas da tecnológica nipónica superam em cerca de 40% as vendas do modelo anterior, a Playstation 3, que foi lançado em 2006 e totalizou vendas de 3,6 milhões de unidades nos primeiros cinco meses.
Porém, a Playstation 3 acarretou maiores custos de produção para a empresa e, em consequência, foi disponibilizada ao público a preços superiores. A utilização de componentes já existentes para a Playstation 4 «permitiu-nos reduzir a escala do investimento de forma significativa, sobretudo em comparação com a PS3», afirmou Andrew House, citado pela agência Reuters. E se a PS3 demorou quatro anos para se tornar lucrativa, a Sony espera que a PS4 alcance este estado «significativamente mais cedo», adiantou.
De acordo com a Reuters, durante o período de pré-reservas, até Agosto, a Sony vendeu cerca de um milhão de Playstation 4. A consola estará à venda cerca de uma semana antes da sua principal rival, a XBox One.
A Sony tem posicionado a Playstation 4 como algo mais do que uma consola de jogos, apresentando-a ainda como uma plataforma de filmes e música, e com uma forte componente social. Com um custo mais baixo (399 euros) em relação à XBox One e à PS3, a nova consola assume o protagonismo no plano para revigorar a Sony, que tem sido prejudicada pela quebra no negócio de televisões, bem como pela tendência de migração dos consumidores da consolas para os smartphones e tablets.