Sony quase duplica venda de consolas
Os lucros da Sony dispararam para 26,8 mil milhões de iénes (cerca de 195 milhões de euros) no terceiro trimestre, o que compara com os 3,1 mil milhões de iénes acumulados no período homólogo do ano transacto. A divisão de consolas foi o principal motor do negócio da companhia nipónica.
Entre Abril e Junho, as vendas da divisão de consolas subiram 95,7% em termos homólogos, para 257,5 mil milhões de iénes (cerca de 1,87 mil milhões de euros). “Este aumento deve-se principalmente à contribuição das vendas da Playstation 4, que foi lançada em Novembro de 2013, bem como à subida significativa das receitas relacionadas com os serviços online associados ao lançamento da PS4”, explica a Sony em nota de imprensa. As exportações de consolas também duplicaram (101%) em relação ao ano anterior.
O segmento de TV gerou um lucro operacional de 7,7 mil milhões de iénes (cerca de 56 milhões de euros), mais 127,5% em relação ao ano passado. Já o segmento de smartphones registou um prejuízo operacional de 2,7 mil milhões de iénes (cerca de 20 milhões de euros), com as principais dificuldades a serem sentidas no mercado japonês.
Apesar dos resultados hoje anunciados, a Sony, que está envolvida num processo de restruturação que já levou à venda da divisão de computadores da companhia a um fundo de investimento, deverá ainda assim registar prejuízos até 2015.