Sonaecom com lucros de 31,9 milhões de euros no primeiro semestre

sonaeA Sonaecom atingiu, no primeiro semestre de 2011, um resultado líquido de 31,9 milhões de euros, o que representa um crescimento de 62,4% face ao período homólogo de 2010. Um valor que, segundo comunicado emitido pela empresa de telecomunicações da Sonae, foi influenciado pela melhoria do EBITDA, que cresceu 7,0%, para os 106,5 milhões de euros. Simultaneamente, a Sonaecom registou fortes ganhos de eficiência com os custos operacionais a reduzirem 8,6%.

A margem EBITDA situou-se em 25,0%, o que equivale a 2,9 pontos percentuais acima da margem registada no período homólogo de 2010.

O volume de negócios consolidado ascendeu a 425,4 milhões de euros no primeiro semestre de 2011, diminuindo 5,5% face ao período homólogo. No entanto, e segundo a empresa, «o aumento das receitas de clientes móveis e das receitas de serviços da SSI não foi suficiente para anular totalmente as quebras motivadas pela redução das tarifas de terminação e tarifas reguladas de roaming-in e pela quebra na venda de equipamentos explicada pelo final do programa e-iniciativas».

De acordo com a Sonaecom, a Optimus atingiu um EBITDA recorde de 105 milhões de euros, um crescimento de 11,8% no trimestre. «Os ganhos de produtividade obtidos pela Optimus têm mais do que compensado os efeitos negativos do ambiente macroeconómico, em que os consumidores se revelam cada vez mais selectivos nos níveis de consumo, e o elevado nível de concorrência do sector».

O EBITDA da Optimus alcançou 105,2 milhões de euros, ou seja, mais 8,5% que no primeiro semestre de 2010, com o EBITDA no trimestre a subir 11,8% em relação ao segundo trimestre de 2010. O aumento expressivo do EBITDA reflectiu-se nos resultados líquidos da Optimus, atingindo o recorde histórico de 33,6 milhões de euros, um crescimento de 69% face ao período homólogo de 2010.

Artigos relacionados