Sonae Sierra quer reforçar em mercados emergentes
Está nos horizontes da Sonae Sierra a entrada em novos mercados até ao final do ano. Particular destaque é dado à aposta em mercados emergentes, através da prestação de serviços a terceiros e com projectos próprios, adiantou o presidente executivo da empresa especialista em centros comerciais, Fernando Guedes de Oliveira, em informações avançadas pelo Público.
O responsável reconheceu ainda que a Sonae Sierra continuará a enfrentar, no segundo semestre de 2011, os mesmos desafios com que se depara há dois anos. A «lentidão na recuperação dos mercados financeiros», que continua a prejudicar o desenvolvimento de novos projectos de centros comerciais na Europa, e «as condições económicas em Portugal, na Grécia e, numa menor dimensão, em Espanha» foram os pontos destacados por Fernando Guedes de Oliveira como prejudiciais para o desempenho operacional da empresa no mercado europeu.
De referir que a Sonae Sierra atingiu no primeiro semestre deste ano resultados líquidos na ordem dos 13,2 milhões de euros. Valor que ultrapassa os 648 mil euros registados no período homólogo de 2010, e que surge impulsionado pela melhoria de 1% do resultado directo e de 44% do resultado indirecto.
De acordo com o administrador, os resultados espelham «o sucesso dos eixos estratégicos: internacionalização, eficiência na gestão e apoio aos lojistas, reciclagem de capital para crescimento futuro e aprofundamento da capacidade como prestadores de serviços».