Sonae MC lidera o ranking das insígnias mais mediáticas
A Carma publicou um relatório acerca das empresas do sector do Retalho e Distribuição com marcas mais mediáticas, cabendo à Sonae MC a liderança do ranking.
A pesquisa da Carma, referente ao primeiro semestre do ano, mostra que as insígnias da Sonae MC foram as mais mediáticas, tendo sido referenciadas em 35% dos artigos dos media sobre o sector de Retalho e Distribuição. Seguem-se a a Jerónimo Martins, com 20%, e a Inditex, com 12%.
O relatório destaca ainda a crescente preocupação com o meio ambiente por parte destas insíngias, através da redução do uso do plástico e acções em defesa da floresta. Além disso, a aposta nas energias renováveis foi uma temática abrangente à maioria dos players deste sector. De salientar ainda o apoio à produção nacional, nomeadamente na agricultura, com foco na sustentabilidade.
«Num período que tem trazido tantos desafios à sociedade, as empresas de Retalho e Distribuição desempenharam um papel crítico, apresentando posições distintivas em diversas áreas de negócio e disponibilizando um leque alargado de produtos e serviços que apoiaram os consumidores e a comunidade. Assim, a análise da comunicação de media, em profundidade e com método, para além de ser muito importante para sustentar a tomada de decisão, fornece uma vantagem estratégica para estas organizações alavancarem o desenvolvimento dos seus negócios», explica Luís Garcia, Managing director da Carma em Portugal.
Eis o top 10 das empresas mais mencionadas nos media portugueses.
- Sonae MC – 35% de Share of Voice
- Jerónimo Martins – 20%
- Inditex – 12%
- FNAC – 7%
- El Corte Inglés – 6%
- Lidl – 6%
- IKEA – 6%
- Mercadona – 5%
- Os Mosqueteiros – 5%
- Auchan – 5%