Sonae lidera inserções em folhetos promocionais
A Sonae foi o fabricante com maior número de inserções em folhetos promocionais, no último ano, dando continuidade à liderança já alcançada em 2019. De acordo com o serviço Foliotrack da Marktest, a dona dos supermercados Continente, teve uma quota de 6% do total de inserções em 2020.
Nestlé (5%), E.Leclerc (4%), Unilever (4%) e Jerónimo Martins (4%) ocupam os lugares seguintes, também em linha com os resultados verificados no ano anterior. “Comparativamente com 2019, no top 5 mantêm-se os mesmos fabricantes, no entanto, E.Leclerc troca de posição com a Unilever”, aponta a Marktest.
Destaque ainda para a subida da Lactogal, que passe do 12.º para o 9.º lugar do ranking, com um crescimento de 21% no número de inserções em folhetos promocionais. Por outro lado, destaca-se o Grupo Os Mosqueteiros com uma quebra de 10% e uma descida da 9.ª para a 14.ª posição. O Grupo Dia também decresce 43% de 15.º para 26.º lugar.
Por marcas, o Continente lidera a lista elaborada pela Marktest com uma quota de 4%, em 2020. Seguem-se Guia (E. Leclerc), Pingo Doce, Nestlé e PorSi (Intermaché). Segundo a mesma análise, cinco das marcas que fazem parte do top 10 são de fabricante e cinco são marcas próprias.
“Comparativamente com o ano anterior, excepto Danone (decrece 1%), todas registam um aumento do número de inserções, com especial destaque para a marca PorSi, que aumenta 543%, passando da 43.ª para a 5.ª posição”, indica a mesma análise.
Menos promoções
Segundo os dados do Foliotrack, 19% das inserções em folhetos durante o último ano não apresentavam qualquer tipo de promoção versus 21% em 2019.
A promoção mais comunicada na generalidade dos folhetos foi o desconto directo de 25%, verificando-se um aumento de 2%. Em 2019, o destaque ia para a promoção de 50% directo, que apresenta agora uma quebra de 18%.
Quanto à promoção de preço riscado, a Marktest indica que surge em segundo lugar em 2020, com um total de 8,5% de quota e um acréscimo de 3% face ao ano anterior.