Sonae lança supermercados biológicos
Abre, amanhã, o primeiro supermercado biológico da Sonae, que integra também um restaurante. Fica na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, e resulta de um acordo de licenciamento da marca Go Natural, assumindo o seu nome. Na apresentação do novo conceito, Inês Valadas, administradora da Sonae MC, esclareceu que este lançamento é independente da aquisição de uma posição maioritária da Go Well, grupo que detém a Go Natural, anunciada na passada sexta-feira. Até porque o negócio ainda está dependente da aprovação da Autoridade da Concorrência.
Trata-se de uma operação paralela, já que os novos supermercados Go Natural são 100% propriedade da Sonae MC, a empresa da Sonae dedicada ao retalho alimentar. Luís Marques será o responsável pela nova insígnia.
O novo supermercado conta com mais de quatro mil produtos, sendo que mais de 70% são biológicos. No Go Natural, os consumidores podem encontrar também alimentos pensados para pessoas com algum tipo de intolerância, artigos mais técnicos, como é o caso dos suplementos e vitaminas, e ainda produtos para a higiene pessoal e do lar e de beleza. Todos os produtos alimentares apresentam etiquetas que os classificam para que os clientes saibam o que estão a comprar: biológicos, sem açúcares adicionados, sem lactose, sem glúten, vegetariano e vegan são as seis etiquetas possíveis.
Por ser uma marca da Sonae, tem uma ligação evidente a outras insígnias do grupo. O primeiro sinal é a possibilidade de utilização do cartão Continente no pagamento das compras, mas também a presença de marcas que habitualmente se encontram apenas nos supermercados Continente, como a Área Viva. A assinalar a abertura da primeira loja está uma campanha que oferece um desconto de 10% em cartão em toda a loja e restaurante.
«Democratizar o consumo de produtos saudáveis e biológicos em Portugal», apostando em preços mais baixos é a missão da nova marca, de acordo com a administradora da Sonae MC. É desta forma que esperam conquistar a liderança do sector, aliando uma forte dinâmica promocional, que Inês Valadas considera não ser habitual neste tipo de supermercados.
A responsável avançou ainda que planeiam abrir cinco novos espaços no próximo ano, com foco em Lisboa e no Porto e com preferência para lojas de rua. Os supermercados Go Natural terão também uma plataforma online que incluirá loja e artigos complementares, como receitas. Nos planos poderá estar também a expansão para novos mercados, mas ainda nada está definido.
Relativamente ao posicionamento da nova marca, Inês Valadas afirma: «Não queremos ser uma farmácia de comida, queremos ser um supermercado.» É por isso que a palavra prazer é uma das chaves na comunicação dos supermercados Go Natural, uma vez que os alimentos saudáveis não devem ser antónimo de sabor.
Restaurante com mais de 50 ingredientes biológicos
Dentro do novo supermercado Go Natural, há também uma área de restauração com Wi-Fi gratuito, tomadas para carregar telemóveis e computadores e lugares para cerca de 40 pessoas. As receitas disponíveis foram desenvolvidas pelos chefs Anna Lins (que trabalha com a Go Natural) e Nuno Queiroz Ribeiro (que trabalha com a Sonae) e incluem opções para pequeno-almoço, lanche e almoço. Ao todo, são utilizados mais de 50 ingredientes biológicos na confecção dos pratos.
Não faltam sopas e saladas, mas também croissants, torradas, scones e café biológico a 70 cêntimos. Haverá ainda um prato do dia, sempre diferente, e refeições grab&go, prontas para levar a qualquer momento. Das 18 pessoas que trabalham no novo Go Natural, oito pertencem ao restaurante.
Texto de Filipa Almeida