Sonae e EDP entre as mais éticas do mundo

WME_rsA Sonae e a EDP são as únicas companhias portuguesas a integrar a edição deste ano do ranking anual das “Empresas Mais Éticas do Mundo”, elaborado pelo Ethisphere Institute.

A Sonae integra a lista, pelo quarto ano consecutivo, na categoria “Retail: Food Stories”, ao lado da norte-americana Safeway Inc. Já a EDP foi uma das companhias distinguidas na categoria “Energy And Utilities: Electric”, onde constam ainda a suíça ABB Asea Brown Boveri Ltd, a canadiana ENMAX Corporation, a espanhola Iberdrola e as norte-americanas AES Corporation, National Grid e NextEra Energy. É o terceiro ano consecutivo em que a energética portuguesa é distinguida.

A Portugal Telecom (PT), que surgiu na lista em 2013 e em 2012, não inscreve o seu nome na edição deste ano, que distingue, ao todo, 144 companhias de 41 indústrias. Apenas 38 empresas na lista não são norte-americanas.

As distinções foram atribuídas pelo Ehisphere Institute, um instituto de investigação dedicado à criação, desenvolvimento e partilha das melhores práticas na ética empresarial, responsabilidade social das empresas, anti-corrupção e sustentabilidade. O ranking é elaborado com base no “Quociente de Ética”, sendo que as avaliações realizadas geram pontuações em cinco categorias principais: programa de ética e compliance (25%), reputação de liderança e inovação (20%), governação (10%), cidadania corporativa e responsabilidade (25%) e cultura de ética (20%).

 

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift