Sonae desvenda nova estratégia, equipa e ainda uma marca
A Sonae Sierra deu início a um novo ciclo, com uma estratégia de negócio nova, renovação da estrutura da equipa e a criação de uma marca focada no imobiliário.
O primeiro eixo desta nova estratégia assenta na expansão do negócio de gestão de fundos de investimento para ir ao encontro das preferências de cada parceiro.
O segundo diz respeito ao alargamento da actividade de promoção imobiliária a projectos urbanos sustentáveis e diferenciadores, que integram, na vida das comunidades locais, diferentes usos imobiliários. Para tal, foi criada a Reify, através da qual a Sonae Sierra reforçará a prestação de serviços imobiliários para espaços urbanos do futuro.
Por último, o terceiro eixo consiste na criação de experiências diferenciadoras e multicanal nos centros comerciais que gere, acrescentando valor para os consumidores, lojistas e parceiros.
«A conclusão da maior transacção dos nossos 30 anos de história, com a criação da Sierra Prime em 2020, representou um ponto de viragem estratégico para nós. É tempo de iniciarmos um novo capítulo na Sonae Sierra. Vamos alavancar o nosso know-how no sector imobiliário para servir novos mercados e novos clientes, tanto através da gestão de veículos de investimento, quanto da expansão da nossa actividade para sectores do imobiliário para além do retalho. A nossa presença internacional servirá para criar as melhores experiências de consumo sustentável e multicanal, nos centros comerciais que gerimos, capitalizando nas tendências emergentes em diferentes pontos do mundo», refere Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra.
A estrutura da organização também mudou para fazer face à evolução da estratégia.Luís Mota Duarte, que acumula a função de CFO com a responsabilidade pela área de Investment Management, passa a dirigir a área de Developments; Cristina Santos assume a liderança da área de Property Management e Leasing; Jorge Morgadinho, fica à frente da recém-criada Reify; Ana Guedes de Oliveira, lidera a área de Asset Management; Inês Drummond Borges é a nova Chief Transformation Officer, para liderar o processo de transformação cultural, comercial e digital; por último, Joaquim Pereira Mendes, mantém-se responsável pela área Legal, Fiscal e Compliance.
«A criação de uma equipa dedicada à gestão de investimentos confirma o nosso foco nesta avenida de crescimento, central à nova estratégia, tirando o máximo partido da experiência internacional que temos nesta matéria. Em paralelo, o novo Transformation Office garante que imprimimos a dinâmica de mudança necessária a este novo ciclo, facilitando uma execução conjunta e transversal às unidades de negócio. Estamos seguros de que a diversidade de perfis e experiências desta equipa permite acelerar este processo de mudança e responder aos desafios das cidades do futuro», finaliza Fernando Guedes Oliveira.