#SomosTodosNinjas já tem 739 membros. Trabalha em Marketing Digital e ainda está de fora?
Quer ser um “ninja” do marketing? O consultor e formador Marco Gouveia tem uma novidade que pode ajudar nesta missão: existe agora um grupo no WhatsApp intitulado “#SomosTodosNinjas” que promete ajudar de forma próxima e personalizada todos os curiosos sobre esta área.
A ideia surgiu com a final do Mundial de Futebol, quando, revela Marco Gouveia à Marketeer, «um grupo de 22 pessoas conseguiu paralisar qualquer assunto paralelo que estivesse a decorrer» e se registou ainda o tráfego mais elevado no Google dos últimos 25 anos.
Com estes dados na mão, o profissional reuniu a equipa na segunda-feira seguinte e lançou a questão: seria possível transformar o mercado digital português com 1024 pessoas? A resposta tornar-se-ia clara um dia depois quando o grupo tomava forma e o número de participantes começava a crescer de forma progressiva com o passar das horas.
«O principal objectivo desta iniciativa passa por ajudar as pessoas a melhorarem os seus resultados e atingirem os seus objectivos no Marketing Digital, de uma forma próxima e num ambiente descontraído, informal, de partilha de conhecimento, troca de ideias, conselhos valiosos, networking e muita entre-ajuda entre pessoas que querem ter e/ou já têm resultados com o Marketing Digital», explica Marco Gouveia.
Uma meta: 1024 pessoas com um objectivo comum
Reunindo mais de 700 membros em pouco mais de 24 horas, #SomosTodosNinjas tem, como seria de esperar, algumas regras. O WhatsApp impõe um limite de 1024 pessoas por grupo, portanto, esse será o máximo de participantes permitidos nesta iniciativa. O formador confessa que «não estava à espera de uma adesão tão significativa em tão pouco tempo».
Com esta surpresa agradável, Marco Gouveia garante que todos os dias irá trocar ideias e interagir no grupo, «de modo a tirar dúvidas e entregar o máximo de valor às pessoas que lá estão». Sendo um grupo privado, sente-se mais à vontade para partilhar estratégias e dicas que podem ser consideradas menos convencionais ou fugirem ligeiramente do tema que é proposto.
Mas o profissional deixa um alerta: «Vou também estar atento a spam e publicidade descontextualizada, pois esse não é, de todo, o objectivo deste grupo, e os autores dessas intervenções serão excluídos.»
Sem saber qual será a duração da comunidade ou em quanto tempo irá preencher as vagas existentes, Marco Gouveia está ciente de que esta aposta é algo que nunca imaginou alcançar – poder partilhar com tanta gente em simultâneo os conhecimentos que tem vindo a adquirir ao longo de 18 anos.
«A expectativa é que seja um lugar seguro onde podemos partilhar estratégias e resultados, vitórias e quedas, tendências, dados interessantes e oportunidades para aproveitar. No fundo, um espaço onde nos ajudamos uns aos outros a fazer mais e melhor a cada dia.»
Texto de Beatriz Caetano