Sol, Música e Stories: a mudança nos festivais de verão

Por João Pedro Bernardes, coordenador PG Social Media & Content Marketing no IPAM, e Pedro Lopes, docente PG Social Media & Content Marketing no IPAM;

Autores do blogue “Cara e Coroa”

Sol, Música e… Stories! Os festivais de Verão chegaram com toda a força ao país, mas também aos telemóveis dos Portugueses. Antes de qualquer festival começar, o ambiente que se vive num recinto deve ser também sentido nas suas redes sociais. Como? Criando uma atmosfera de entretenimento digital, que seja uma representação da identidade do festival.

Cada festival de música tem a sua própria identidade, uma personalidade única e que é espelhada nos conteúdos que são publicados antes, durante e mesmo após o fim do festival. Seja Instagram, TikTok, YouTube ou até mesmo o Facebook, é importante que seja criado um ‘palco digital’ onde são partilhados conteúdos que façam os seus seguidores sentir que também fazem parte do público do festival. Hoje em dia, já não é suficiente criar um bom festival, é necessário comunicá-lo igualmente bem no digital para criar uma comunidade fiel.

Os festivais acontecem porque têm visitantes, e a relação que se cria com os mesmos é essencial. É uma ligação que está à distância de uns cliques num ecrã de telemóvel. Esta interacção cuidada cria uma sensação de proximidade e comunidade, essencial para fidelizar o público. Uma boa gestão desta relação pode ser um factor de make it or break it para muitos. Num país repleto de festivais, praticamente todas as semanas do Verão, é preciso saber destacar-se. E qual é o melhor lugar para o fazer? Nas redes socais.

Mas serão os próprios festivais os únicos responsáveis pela sua promoção nas redes sociais?

O paradigma mudou e o palco agora é partilhado com influenciadores, que promovem os festivais em todas as fases, desde a criação de um buzz, até à comunicação de experiências e emoções vividas dentro e fora do recinto. A parceria com influenciadores é uma das grandes tendências de estratégias de promoção dos festivais de Verão. Estes partilham, na primeira pessoa, o ambiente vivido, fazendo os seguidores sentir-se como se estivessem lá, ou mesmo, influenciar a sua comunidade a ir e viver as mesmas emoções e experiências. Por exemplo, o Rock in Rio, juntou uma equipa de influenciadores que estiveram presentes em todas as fases de promoção do festival. Uma destas fases aconteceu durante os 4 dias do evento, em que esta equipa foi desafiada a criar conteúdo em tempo real para as suas redes sociais e para as do Rock In Rio. Esta estratégia permitiu a partilha de informações úteis, experiências únicas, momentos de backstage, behind the scenes, entre muitas outras. Permitiu assim humanizar ainda mais o Rock in Rio, ao mesmo tempo que se entregava conteúdo de valor aos seguidores do festival e dos influenciadores.

As marcas que estão presentes nos próprios festivais também já adoptaram esta estratégia, e utilizam influenciadores, muitos deles embaixadores ou amantes da marca, para visitar o seu stand. Cada marca cria uma experiência dentro do próprio recinto, e vence aquela que consegue ser o maior íman de pessoas. Seja através da presença divulgada de algum influencer, seja através de jogos e prémios, o importante é conseguir diferenciar-se, tal como o fazem nas redes sociais. Estas são as estratégias que, actualmente, têm sido mais utilizadas nos festivais de Verão.

O sucesso de um festival já não se mede apenas pela venda dos bilhetes, uma vez que a sua presença digital e partilha de conteúdos por parte dos influenciadores e dos seus seguidores, tem um impacto directo na percepção da dita personalidade de um festival de Verão. E portanto, enquanto aproveitamos o sol, a música e a alegria contagiante dos festivais de Verão, não nos podemos esquecer que o palco não é apenas aquele onde os artistas se apresentam, mas também aquele que cabe na palma da nossa mão.

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