Sogrape lança plataforma para a criação de menus digitais
Para apoiar o regresso à actividade do canal Horeca, a Sogrape lançou aCarta, uma plataforma para a criação de menus digitais.
Desenvolvida internamente pelo departamento de Sistemas de Informação da empresa, esta plataforma gratuita pretende limitar o contacto físico com as cartas de restaurantes e bares, evitando o manuseio por parte dos clientes. A plataforma permite criar, em Português e Inglês, toda a ementa, desde a carta de vinhos, sobremesas e bar.
«Sendo o sector da restauração um dos mais afectados pela pandemia Covid-19, esta solução criada em colaboração com o nosso departamento de Sistemas de Informação surge como um passo natural. O objectivo é ajudar os nossos parceiros e todos os proprietários de restaurantes e bares pelo país a reerguer os seus negócios, contribuindo com mais uma medida de prevenção, higiene e segurança», afirma Manuel Sousa Pinto, CEO da Sogrape Distribuição.
Para aderir aos menus digitais, basta aceder ao site e efectuar o registo e criar um perfil para o estabelecimento em causa, que pode ser um bar, restaurante ou até mesmo uma cadeia para uma gestão central de todos os espaços.
O acesso do cliente aos vários menus é feito através de um código QR, gerado automaticamente aquando da criação do perfil, que poderá ser impresso e disponibilizado à chegada ao respectivo estabelecimento. Assim, os clientes poderão ler o código QR com o seu smartphone e aceder ao menu digital.
Zwypit é outra alternativa no mercado
Para além da Sogrape, a Zwypit também desenvolveu uma solução que substitui as ementas físicas por digitais.
A plataforma de comunicação, que chegou hoje ao mercado português, funciona através da partilha de um link, seja através de QR Code, SMS, e-mail, WhatsApp ou redes sociais.
Actualmente, a empresa conta já com vários restaurantes que estão neste processo de digitalização: Grupo Pasta Non Basta, Restaurante Prazeres da Carne, Pateo do Petisco – Torre, Pateo do Petisco – Mercado da Vila e Pateo do Guincho
A Zwypit prevê ser a solução usada por 400 restaurantes dentro de um mês e, nos próximos dois, triplicar para 1200 espaços. Os valores de adesão variam entre os 7,50€/mês para um restaurante e 55€/mês até 10 restaurantes.