Sofre de alguma doença metabólica? Há um novo livro com receitas especiais

A NOVA Medical School lançou o livro “Nutrição Adaptada à Comunidade”, no qual o chef Fábio Bernardino apresenta receitas “práticas e fáceis” para pessoas com doenças hereditárias do metabolismo proteico, como diabetes ou a deficiência de vitamina D.

“Há cerca de 40 anos, iniciou-se o rastreio neonatal da fenilcetonuria com o bem conhecido ‘teste do pezinho’. Desde então, tornou-se possível um rastreio sistemático de 24 doenças hereditárias de metabolismo. Estes doentes e as suas famílias são, diariamente, sujeitos a vários desafios, sendo um deles a preparação das suas refeições”, refere a NOVA Medical School em nota de imprensa.

O livro “Nutrição Adaptada à Comunidade” visa precisamente ajudar estas pessoas na preparação das suas refeições no dia-a-dia. A obra conta com cerca de 60 receitas, percorrendo várias fases do ciclo de vida e os vários momentos de refeição, nomeadamente pequeno-almoço, snacks e lanches, entradas, sopas, prato principal e sobremesa. “Um livro com receitas fáceis e saborosas, que pode ser um auxílio para a jornada de adaptação da alimentação, mas que não substitui, no entanto, a consulta dos profissionais de saúde e o devido acompanhamento”, ressalva a NOVA Medical School.

A academia juntou-se à associação de doentes Apofen – Associação Portuguesa de Fenilcetonúria e Outras Doenças Metabólica e ao Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo da Unidade Local de Saúde de São José para criar um projecto de capacitação de doentes e das suas famílias. Este livro é o resultado desse projecto.

Artigos relacionados