Sociedade Ponto Verde: Pequenos gestos que fazem a diferença em grandes eventos
Há anos que a Sociedade Ponto Verde (SPV) se junta ao Rock in Rio (RiR) numa parceria que tem vindo a demonstrar-se fundamental no âmbito da missão da SPV: apoiar o País a cumprir as novas metas da reciclagem de embalagens, já em 2025.
Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, afirmou à Marketeer que «o RiR, pelas suas características enquanto festival de música, mas também pelo seu compromisso com a sustentabilidade, permite à SPV trabalhar a vertente de educação ambiental, reforçando a importância da reciclagem de embalagens junto de milhares de pessoas e mostrar que o acto de reciclar pode e deve acontecer sempre, dentro e fora de casa».
Esta é uma colaboração «histórica», lembra o responsável, e tem permitido à SPV dar continuidade ao seu trabalho, junto do público, de sensibilização para as boas práticas da reciclagem de embalagens. Além disso, a SPV ajuda o próprio festival a cumprir o seu próprio plano de sustentabilidade e a reduzir o seu impacto ambiental, através da valorização e reciclagem dos resíduos gerados, nomeadamente dos resíduos de embalagens.
Este ano, a SPV entra no RiR com a campanha “Acerta e Recicla”. Ricardo Sacoto Lagoa explica que se trata de uma app que «pretende motivar e gerar ainda mais acção por parte dos cidadãos em torno da causa da reciclagem de embalagens e, portanto, coaduna-se perfeitamente com os objectivos de sustentabilidade do RiR».
Esta aplicação foi lançada em 2023 e teve 74 mil cidadãos a jogar. A campanha com o RiR já terminou e teve mais de 34 mil pessoas a jogar e está integrada na estratégia de Inovação da SPV, que se materializa numa maior aposta na tecnologia e na digitalização, à qual se junta a componente de gamificação. «Estamos agora nas “palmas das mãos” dos cidadãos a ensinar mais sobre reciclagem de embalagens e a recompensar quem mostra mais empenho em aprender sobre este tema», diz o responsável.
Para este ano, foi criada uma campanha específica desta app, dedicada ao RiR, que, numa fase inicial, ofereceu 60 bilhetes para o festival (15 por semana) e aos quais se juntou ainda a oferta de 100 vales de supermercado que perfizeram um total de 30 mil euros. Além disso, a app disponibiliza ainda um conjunto de conteúdos, como artigos, dicas de reciclagem e jogos, como quizzes e perguntas do dia, que podem ser colocados em prática no recinto do festival. Já no recinto do RiR haverá outras novidades e surpresas para quem for ao stand da SPV, segundo assegura o coordenador de Marketing e Comunicação da SPV.
Uma das activações da SPV no RiR terá «um jogo bastante interactivo e vai ensinar para que ecoponto vão as embalagens, para que os festivaleiros nunca se esqueçam de reciclar e o possam colocar logo em prática no evento; no fim, os participantes habilitam-se ainda a ganhar um bilhete duplo para o Rock in Rio Brasil».
Adicionalmente, a SPV vai colocar estruturas de ecopontos nos locais com mais afluência de pessoas, para que todas possam fazer a reciclagem das suas embalagens. Além disso, terá equipas de mochileiros com ecopontos móveis a circularem pelo recinto, para uma maior conveniência na deposição de embalagens por parte dos participantes.
«Estamos a dar continuidade ao trabalho de capacitação dos cidadãos, apostando em formas inovadoras para os motivar a agir e a reciclarem cada vez mais e melhor as suas embalagens, independentemente de onde estiverem, seja num festival de música, num jogo de futebol, na praia ou em casa. É um gesto simples, e juntos podemos ajudar o futuro do planeta», afirma Ricardo Sacoto Lagoa. «Devemos ser cada vez mais exigentes com todos os agentes da cadeia de valor da reciclagem de embalagens, mas essa exigência começa por todos nós, cidadãos, com o gesto simples de usar o ecoponto.»
GESTOS SIMPLES PARA SALVAR O PLANETA
Este ano, a SPV, a Valorsul e a Câmara Municipal de Lisboa assumiram o compromisso de tornar o RiR um evento “Lixo Zero”. Para o coordenador de Marketing e Comunicação da SPV, «trata-se de um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Somos todos parceiros do RiR e unimo-nos para ajudar ao bem comum, colaborando e partilhando esforços e recursos. É um reflexo da filosofia da SPV, pois, em tudo o que fazemos, privilegiamos o diálogo, a cooperação e a execução conjunta para melhores resultados».
Na prática, a SPV desenvolve acções conjuntas assentes na política dos três Rs e na promoção da literacia ambiental, para uma gestão mais eficaz dos resíduos que são gerados durante o festival, para que haja uma maior valorização dos mesmos e, consequentemente, se consiga minimizar o desperdício e se procure chegar à deposição 0% em aterro. Este ano, a organização promete continuar a trabalhar para aumentar o volume de resíduos reciclados e a reduzir o volume de resíduos que vão para valorização energética.
Para a SPV, esta é uma excelente oportunidade, porque «eventos como o RiR juntam milhares de pessoas, famílias e amigos, que procuram passar bons momentos, usufruir de experiências únicas e ouvir boa música. Isto significa que os eventos devem oferecer boas condições, nomeadamente, ao nível dos acessos, comodidade, estruturas logísticas e restauração, com soluções assentes nas melhores práticas ambientais, como seja evitar o desperdício e disporem de infra-estruturas para reciclagem de embalagens. Esta é já uma parte fundamental no planeamento e que a SPV executa, seja nos eventos que promove ou aos quais se associa, como acontece com o RiR», explica o responsável.
Ricardo Sacoto Lagoa acrescenta ainda que, no que diz respeito às experiências proporcionadas ao público neste tipo de eventos, «temos de ser capazes de fazer diferente e com relevância. Gerar proximidade e atractividade, e inspirar para levar à acção. É precisamente isto que a SPV procura fazer ao lançar a campanha da app “Acerta e Recicla” nos moldes que mencionei anteriormente».
Ao longo destes anos de associação ao RiR, o feedback dos participantes tem sido «muito positivo, e este chega-nos presencialmente durante o festival, mas também através das nossas plataformas digitais, o que nos deixa extremamente satisfeitos e incentiva a fazermos mais, melhor e diferente. Ainda assim, creio que o que é de salientar, e que é o melhor de tudo, é o resultado obtido, nomeadamente na recolha de resíduos de embalagens».
Por fim, Ricardo Sacoto Lagoa deixa a principal mensagem que a SPV quer transmitir ao público, com esta e com todas as suas iniciativas: «Seja num festival de música ou num jogo de futebol, na praia ou em casa, onde estiver, recicle sempre as suas embalagens. Porque é um gesto simples e juntos estamos a ajudar o futuro do planeta.»
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Rock in Rio”, publicado na edição de Maio (n.º 334) da Marketeer.