Sociedade Central de Cervejas: Sem cerimónias, no lado positivo da vida

A campanha que a Sagres apresentou este ano – cujo mote é “A vida é um convite, mas sem cerimónias” – revela, de forma genuína e informal, o bom de viver de forma descontraída, celebrando, em todos os momentos, o lado positivo da vida. «É um convite a viver sem cerimónias e para estar à vontade», sublinha fonte oficial da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC). E esclarece que aproveitar a simplicidade nos momentos, o convívio e a partilha são alguns dos ingredientes para viver sem cerimónias, e que estão desde sempre presentes no ADN da Cerveja Sagres. «Uma cerveja portuguesa de todos e para todos, sempre focada no melhor da vida.» Trata-se de uma campanha inclusiva, que procura retratar situações do quotidiano e em que todos se revejam.

E como o Verão é feito de simplicidade de momentos, a marca acredita que faz ainda mais sentido estar presente numa altura tão “nossa” e, para isso, lançou um novo filme da campanha, celebrando a simplicidade ao máximo, e brindando a novos momentos, porque o Verão é para estar à vontade.

A campanha coloca em destaque a garrafa Sagres retornável, que se apresenta sob o lema, Vai & Vem, sensibilizando os consumidores a devolverem as garrafas usadas. A mesma fonte salienta que, actualmente, estamos perante um consumidor mais atento, informado e que procura soluções/produtos mais sustentáveis e com menores impactos ambientais. No que respeita às embalagens, «preocupamo-nos com a utilização de materiais que minimizem o impacto ambiental e com o ecodesign». Neste sentido disponibilizam aos consumidores e clientes garrafas de vidro retornáveis, em linha com uma economia circular.

Apesar da elevada preocupação de alguns consumidores portugueses e da maioria estar disposta a mudar os seus hábitos de compra, ainda há um longo trabalho de sensibilização ambiental. E é, neste sentido, que a Sagres reforça a sua aposta na circularidade, utilizando como protagonista da campanha a garrafa Sagres retornável, uma garrafa que Vai & Vem e que, através do simples gesto de a colocar de volta na grade para ser cheia de novo, «estamos todos a contribuir para um consumo mais consciente e um mundo melhor».

Os parceiros da Sagres do canal Horeca assumem também um papel importante no trabalho contínuo de promoção de boas práticas, uma vez que este é um canal estratégico para a marca ao nível do consumo de cerveja e onde se podem colocar em prática comportamentos de consumo mais conscientes, integrando na sua oferta embalagens e produtos em linha com essa preocupação.

EMBAIXADORES RESIDENTES

Na campanha de Verão, a marca associou-se aos embaixadores Carolina Deslandes, António Raminhos, Joana Schenker, Tiago Teotónio Pereira e Mafalda Abecasis. A fonte oficial da SCC explica que a selecção dos embaixadores surge de forma muito natural e prende-se com os valores que a marca pretende transmitir. São escolhas muito para além da campanha de Verão. São os embaixadores residentes da Sagres e transmitem uma forma positiva e genuína de viver. «Vivem sem cerimónias, são fiéis a si próprios e criam muita proximidade com as suas comunidades. São embaixadores que reflectem também a nossa aposta em diferentes áreas, da música ao desporto.»

Ao longo do ano, a Sagres pretende estar sempre presente em diferentes momentos de convívio. Neste Verão, reforça a sua presença em eventos que reúnem boa música e convívio, como as festas Kamala360, as Fox Sunset Stories, as Festas do Mar, o Festival Músicas do Mundo, o Festival Iminente, entre outros. No final do ano haverá Mundial do Qatar e, como um dos principais patrocinadores da Federação Portuguesa de Futebol, reafirmará o apoio e ligação à Selecção Portuguesa de Futebol.

CULTURA EXPERIMENTALISTA

A inovação faz parte do ADN da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas e, por isso, está presente no dia-a-dia de todas as marcas do portefólio. «Sabemos que os portugueses têm uma cultura muito experimentalista, pelo que o nosso foco passa por responder às novas tendências de consumo e, em simultâneo, corresponder às necessidades e expectativas dos consumidores.»

Em 2019, como forma de responder à procura crescente de alternativas não alcoólicas, era lançada a Heineken 0.0. Agora junta-se às novidades a Heineken Silver, que se perfila como uma cerveja lager de puro malte, mais subtil e refrescante para uma nova geração de consumidores, apresentando um teor alcoólico mais baixo (4%). Durante o ano de 2022, Heineken Silver estará disponível no canal da Grande Distribuição (supermercados e hipermercados) em lata de 33 cl e garrafas de 25 cl. A Sagres acredita que o formato de lata sleek será uma novidade relevante, especialmente junto dos jovens adultos.

«Pretendemos que Heineken Silver contribua para o crescimento da marca Heineken ao longo dos próximos anos, como produto permanente do portefólio.» Esta opção destina-se a todos os consumidores que normalmente não procuram cerveja devido ao seu amargor natural, ou a todos os consumidores regulares de cerveja que querem uma opção ainda mais refrescante para certas ocasiões de consumo. Os estudos de consumidor apresentam a Geração Z (entre os 18 e os 26 anos) como a mais relevante para o sucesso deste lançamento.

Para o lançamento desta inovação foi desenhada uma estratégia de comunicação e activação que conjuga os meios mais tradicionais com os mais disruptivos. Existe um foco adicional no digital como forma de chegar à nova geração de consumidores, naquele que será o maior investimento da marca Heineken este ano.

O plano de sampling para este produto também pretende conjugar as ocasiões de consumo de cerveja com a proximidade à Geração Z, tal como aconteceu recentemente no festival NOS Alive, onde Heineken Silver fez parte do portefólio disponível aos consumidores. Irão também incluir product placement em videoclips de alguns dos maiores artistas musicais nacionais, e associar este novo produto a eventos musicais que promovem diferentes estilos musicais, tais como a FUSE ou o Collect.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Cervejas”, publicado na edição de Agosto (n.º 313) da Marketeer.

Artigos relacionados