Social media ganha terreno no contacto com amigos

linkedin-facebook-twitterO uso de ‘social media’ é um hábito cada vez mais enraizado no quotidiano dos cibernautas. No contacto com amigos, ferramentas como o telefone, email ou contacto cara-a-cara estão a perder terreno para estas redes. Estas são algumas das conclusões do “Wave 5 – The Socialisation of Brands”, um estudo global, realizado em exclusivo pela UM, que tem como objectivo analisar e comparar o tempo despendido e utilização de ‘social media’ (aplicações, plataformas e meios focados na colaboração, partilha e interacção entre pares). Esta foi a segunda vez que Portugal participou no estudo.

Comparando com o “Wave 4”, o estudo conclui que a adesão mundial às redes sociais aumentou 10% e, todos os dias, em média, registam-se 1,5 mil milhões de visitas a estas plataformas. Em média, 50% dos cibernautas de países como o Reino Unido, França, Itália ou Espanha já utiliza estas plataformas. Portugal partilha o entusiasmo por estes novos meios, apresentando uma proporção de 80% de cibernautas que, no último ano, geriu um perfil numa rede social (vs. 56% em 2009). Os portugueses têm, em média, 48 contactos nestas redes (+20% vs. 2009), ultrapassando a média de 46 contactos de email e pessoais.

Comparando ao “Wave 4”, o país europeu que regista maior crescimento na utilização de ‘social media’ é a Itália que duplicou o número de utilizadores (66%) e é hoje, também, aquele com maior oferta de redes sociais de amizade. Quase no oposto, o estudo identifica uma Alemanha “céptica”, muitas vezes vista como resistente a estas plataformas, com 38% de cibernautas membros destes novos media.

O acesso à Internet via mobile é uma realidade cada vez mais significativa, com 30% dos cibernautas globais a ligarem-se sobretudo através de smartphones. 50% dos cibernautas portugueses recorrem a este ‘gadget’ para se ligar.

No que toca à adesão a comunidades online de marcas o “Wave 5” revela que 54% dos cibernautas portugueses já o fez (contra a média global de 47%). Desses, 64% passou a ter uma opinião mais favorável em relação à marca, 63% considera que é mais provável vir a adquirir produtos dessa marca, 59% está mais fidelizado e 70% recomendaria a marca. 42% dos utilizadores portugueses de ‘social media’ já se juntaram ou tornaram-se fãs de uma marca através dos seus perfis.

Artigos relacionados