Só faz 10 minutos de actividade física por dia? Para a Move For The Planet vai fazer diferença
A Adidas está a apelar a todos os atletas, de todos os níveis e em todo o mundo para que registem a sua actividade física numa variedade de desportos de forma a angariar fundos para projectos em áreas afectadas por ondas de calor, inundações e outras condições meteorológicas extremas.
No âmbito da iniciativa global Move For The Planet, entre 10 e 22 de Maio, por cada dez minutos de actividade registada na adidas Running app, a Adidas irá doar 1 €, até alcançar 1,5 milhões de euros.
Em 2023, no seu ano de estreia, a iniciativa Move For The Planet contou com mais de um milhão de participantes sendo que as principais actividades registadas em termos de minutos foram o running (63,1%), a caminhada (17,9%) e o ciclismo (9,2%). Este ano, a Adidas expandiu a iniciativa para incluir mais de 100 desportos, incluindo o futebol, andebol, zumba, padel caiaque, saltar à corda, levantamento de pesos e muitos outros.
O valor arrecadado será utilizado para ajudar a criar mudanças no mundo real, através da educação sobre sustentabilidade e da melhoria das instalações desportivas de forma a aumentar a sua resistência a condições meteorológicas extremas. «Estamos entusiasmados por dar seguimento ao sucesso do primeiro ano de Move for The Planet, que reuniu uma comunidade de mais de um milhão de pessoas em todo o mundo», comenta Ashley Czarnowski, directora Sénior de Marketing para Global Purpose da Adidas.
A marca lembra que as condições climáticas extremas estão a ter um impacto crescente nos locais onde se joga e pratica desporto. “Dos campos dos nossos bairros às sedes das competições desportivas internacionais. Prevê-se que, até 2050, quase um quarto dos campos de futebol da liga inglesa (23 campos num total de 92) sejam parcial ou totalmente inundados todos os anos. Outros estudos das Nações Unidas indicam que cerca de metade das antigas cidades que receberam os Jogos Olímpicos de Inverno não poderão acolher futuros jogos no mesmo período de tempo”, sublinha a marca em comunicado.
Juntamente com Common Goal, a Adidas também apoiará a iniciativa UN Climate Change – Sports for Climate Action para desenvolver uma série de módulos de formação desportiva e apoiar ONG que operam na ligação entre o desporto e desenvolvimento.
Os fundos arrecadados pela Move For The Planet destinar-se-ão à criação de materiais de formação acessíveis ao público, bem como à organização de sessões de formação com ONG e outras organizações, a fim de lhes permitir transformar as comunidades ao serviço do futuro do desporto num planeta próspero.