Só cerca de metade das empresas B2B exportadoras tem um departamento de Comunicação

Qual é a importância da comunicação nas empresas B2B exportadoras? Um inquérito realizado junto do tecido empresarial português mostra que pouco mais de metade destas companhias tem um departamento de comunicação. Além disso, não chega a 60% o total de empresas desta categoria com um plano anual de acção estabelecido.

Ainda assim, 75% reconhece que a sua importância é “Elevada” ou “Muito Elevada”, de acordo com o “InterComm Report – B2B Communication Trends in Global Businesses (InterComm)”, estudo desenvolvido pela Escola Superior de Comunicação Social em parceria com a SayU Consulting – Evoke Network.

De acordo com este estudo, que contou ainda com o apoio da Aicep Portugal Global, 58% das empresas B2B exportadoras portuguesas vai aumentar o investimento em comunicação tendo em vista o reforço da relação com os stakeholders. Neste momento, esta é uma relação assegurada pelo departamento comercial em 78,2% das organizações inquiridas. Destas, 46,8% trabalha com agências ou consultoras de comunicações.

Nove em cada dez das empresas inquiridas (90,3%) tem um website, sendo que a maioria do investimento em comunicação vai para social media (76,6%). Seguem-se a participação em feiras profissionais (70,2%), publicidade (59,7%), missões empresariais (50,4%) e, por fim, media relations (41,1%).

No entanto, apenas cerca de metade das empresas inquiridas (49,2%) monitoriza e avalia o retorno dos investimentos em comunicação.

«O contexto em que vivemos, e que não sabemos ao certo quando mudará, tornou evidente que é tempo para que a gestão de topo compreenda qual o contributo da comunicação na competitividade das empresas. O negócio das organizações B2B assenta maioritariamente nas relações entre diferentes interlocutores e a comunicação tem um papel essencial, que acrescenta valor às empresas, tornando-as mais competitivas», comentam Ana Raposo e Marta Gonçalves, investigadoras responsáveis pelo InterComm.

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