Só 31% dos portugueses tenciona fazer compras de Natal no comércio tradicional

Um estudo do Observador Cetelem revela que 85% dos portugueses tenciona fazer as suas compras de Natal em grandes superfícies comerciais, enquanto 31% pretende comprar no comércio tradicional.

Na época festiva deste ano, a escolha dos centros comerciais como local de eleição para as compras de Natal regista um aumento de 42% face ao ano anterior (60%), sendo que 54% dos inquiridos opta por fazer algumas das suas compras nos super e hipermercados (+14%).

Estas percentagens descem a pique quando se fala no comércio tradicional – apenas 31% dos inquiridos assume querer fazer as suas compras aqui e só 10% irá escolher as grandes superfícies especialistas. Os números decrescem ainda mais no que toca a feiras ou mercados da época (8%) e bazares de baixo custo, como os estabelecimentos de “tudo a 1€” (8%).

Os inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 54 anos são mais adeptos dos centros comerciais, enquanto os mais velhos, entre os 65 e os 74 anos, preferem fazer as suas compras nos super e hipermercados (65%). A adesão ao comércio tradicional é maior entre os 45-54 anos (38%) e entre os 65-74 anos (43%).

Os centros comerciais são os locais mais consensuais, reunindo a preferência de mais consumidores em todo o território de Portugal Continental – 92% em Lisboa, 90% no Porto, 89% no Sul, 81% no Centro e 77% a Norte. É também na região Norte que mais se valorizam as grandes superfícies especialistas (17%) e as feiras ou mercados de Natal (12%). Na região Centro é onde se verifica uma maior percentagem de consumidores que vão fazer compras em bazares de baixo custo e, para apoiar o comércio local, 18% tenciona fazer compras nos estabelecimentos perto da sua casa (lojas de bairro).

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