Só 11% dos utilizadores do novo iOS permite “ser seguido” por anúncios

A mais recente versão do sistema operativo do iPhone, o iOS, oferece aos utilizadores maior controlo relativamente à privacidade dos seus dados. E, de acordo com uma análise da Flurry Analytics, parece que as novas opções estão a ser recebidas com bons olhos: somente 11% dos utilizadores do iOS 14.5, a nível global, permite que as aplicações acompanhem cada passo que dão.

Tendo em conta que a monitorização dos utilizadores é uma das forma utilizadas para as marcas desenvolverem campanhas personalizadas e apontar determinado conteúdo a um público-alvo em específico, esta vontade em “não ser seguido” poderá representar um desafio adicional no mundo da publicidade. Actualmente, as marcas gastam mais de 200 mil milhões de dólares em publicidade mobile, mas para isso precisam de dados sobre os utilizadores.

Ainda assim, é importante notar que menos de 10% dos utilizadores de iPhone actualizou o sistema operativo para a versão 14.5, o que significa que o impacto total desta tendência ainda não é visível. No final de Maio, cerca de um mês depois de ser disponibilizada, a versão 14.5 deverá ver o ritmo de adopção aumentar.

Que consequências poderá ter esta mudança de comportamento? Segundo o WARC, os dados recolhidos pelos publishers deverão tornar-se cada vez mais importantes para as marcas, oferecendo aos primeiros um nível de influência superior.

Além disso, o WARC sugere que as marcas poderão aproveitar esta oportunidade para inovar na vertente da criatividade, especialmente tendo em conta que audiências sobre as quais se tem mais dados (mais jovens, por exemplo) são aquelas que menos gostam de se sentir um alvo e de serem perseguidas por uma peça de roupa que pesquisaram uma vez.

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