SNS 24 atendeu número recorde de chamadas em 2022
No ano passado, a linha SNS 24 atendeu mais de 9 milhões de chamadas, o número mais elevado de sempre. Janeiro foi o mês mais activo, com um total de 3,3 milhões de chamadas atendidas.
De acordo com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), para efeitos de comparação, em 2021 tinham sido atendidas cerca de 6 milhões de chamadas e em 2020 mais de 4 milhões.
Além disso, o portal SNS 24 registou em 2022 mais de 27 milhões de utilizadores e a aplicação móvel contou com mais de 8 milhões de downloads, tendo sido uma das apps mais procuradas em todo o País na categoria Saúde.
Ainda a nível telefónico, a Linha de Aconselhamento Psicológico, que visa dar uma “resposta de proximidade em saúde mental”, prestou apoio a mais de 191 mil pessoas, tendo ultrapassado as 64 mil chamadas. Já ao nível de balcões físicos, foram inaugurados 195 novos espaços em 2022 em juntas de freguesia, estabelecimentos residenciais e prisionais, elevando a rede para um total de 318 balcões.
“Mais do que uma linha telefónica, o SNS 24 é hoje um serviço omnicanal, que permite o acesso a um conjunto de serviços digitais e de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde, assegurando equidade, transparência e simplicidade no acesso”, referem os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde em comunicado. “Em 2023, o compromisso é o de continuar a disponibilizar mais e melhores serviços de saúde, por via telefónica, presencial ou digital, para servir cada vez melhor os portugueses e residentes no nosso País”, acrescentam.