Smurfit Kappa reforça diversidade da equipa com seis novas profissionais
O curso de operadoras de fábrica da Eulen Flexiplán e Cruz Vermelha realizado nos meses de Julho e Agosto resultou em novas contratações na Smurfit Kappa. A empresa especializada em embalagens de papel e cartão canelado aposta na diversidade da sua equipa ao contratar seis das 15 mulheres que participaram na formação.
Segundo a Smurft Kappa, o curso tem como objectivo oferecer às participantes oportunidades laborais e acabar com as diferenças de género num sector tradicionalmente masculino.
«Participar neste curso de formação permitiu a 15 mulheres demonstrar que são capazes de exercer uma profissão até agora ocupada maioritariamente por homens. A Cruz Vermelha e a Smurfit Kappa criaram uma oportunidade para que possamos desempenhar essa função e trabalhar na fábrica», comenta Lucía Esquinas Martínez, uma das participantes no curso de operadora de fábrica.
Além destas seis mulheres, que já trabalham na empresa, em Córdova, como operadoras de empilhador, auxiliares de máquinas ou cintadoras, a Smurfit Kappa prevê continuar a admitir no seu quadro de pessoal outras das participantes que concluíram o curso. A empresa planeia também continuar a trabalhar com a Eulen Flexiplán e a Cruz Vermelha para formar mais pessoas com problemas de inserção e promover a sua empregabilidade nas suas diversas unidades de Espanha e Portugal.
Segundo Carlos Lijó, gerente da Smurfit Kappa Córdova, a iniciativa faz parte do Plano de Igualdade da empresa, «que procura a criação de um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo e que todos e cada um dos elementos da empresa se sintam apoiados, aceites e respeitados no seu trabalho diário, pois todos temos algo único para oferecer».