Smartphones ultrapassam telemóveis pela primeira vez

galaxy-s-4-vs-iphone_2De acordo com o estudo “IDC European Mobile Phone Tracker”, divulgado hoje pela analista de mercado IDC, no segundo trimestre do ano as vendas de smartphones ultrapassaram, pela primeira vez, as vendas de telemóveis tradicionais no mercado português.

Segundo o estudo, entre Abril e Junho foram comercializados 570 mil smartphones em Portugal, mais 25% em relação ao período homólogo do ano passado. Desta forma, o segmento de smartphones representou 55% das vendas totais de telemóveis.

Juntando os smartphones e os telemóveis tradicionais, foram vendidas no mercado português 1,44 milhões de unidades, o que representa uma quebra de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. «Apesar de o mercado de telemóveis português continuar em queda, o forte crescimento dos smartphones é um facto importante a destacar. Pela primeira vez, as vendas de smartphones ultrapassaram as vendas de telefones tradicionais. Esta tendência continuará a acentuar-se nos próximos trimestres, uma vez que a aposta dos fabricantes continuará a ser em telefones a preços baixos, com o sistema operativo Android, mas com uma superior experiência de utilização», afirma Francisco Jerónimo, director europeu de research da área de Telefones Móveis da IDC. «Por outro lado, continuaremos a verificar um redução significativa do número de novos modelos de telefones tradicionais nas lojas», vaticina.

O relatório revela ainda que, no segundo trimestre, a Samsung aumentou as suas vendas em 11% no mercado português de smartphones, em termos homólogos, para 187 mil equipamentos vendidos, mas baixou a sua quota de mercado em 4 pontos percentuais, para 33%. No segundo posto, a LG subiu as vendas em 268%, para 70 mil unidades, e aumentou a quota de mercado de 4 para 12%. A fechar o pódio, a Apple vendeu 63 mil iPhones, mais 80% em relação ao segundo trimestre de 2012, e aumentou a sua quota de mercado de 8 para 11%.

Quanto aos sistemas operativos, o Android (da Google) continuou a dominar as preferências dos consumidores portugueses, tendo alcançado, no segundo trimestre, a maior quota de mercado de sempre, ao representar 82% das vendas totais de smartphones, “fruto do sucesso dos terminais da Samsung, LG e Sony”, revela a IDC.

Artigos relacionados