Smartphones e tablets colocam PCs em quebra
O mercado de PCs em Portugal apresentou no segundo trimestre de 2011 uma quebra de 21,2 % face a igual período do ano passado. Segundo o relatório IDC EMEA PC Tracker, no segundo trimestre foram vendidos em Portugal 216 mil PCs (portáteis+desktops), menos 58,2 mil que em igual período de 2010.
“Portugal tornou a sofrer uma quebra na venda de PCs à semelhança do primeiro trimestre pela desaceleração da procura do mercado de consumo e do mercado empresarial, tendência que se deverá manter para os seis últimos meses de 2011”, refere em comunicado Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC Portugal. “A crise económica principalmente e a procura crescente por dispositivos alternativos, como smartphones ou media tablets, estão a ter um impacto negativo no mercado de PCs. Em função do contexto económico e das medidas de restrição orçamental, mesmo o regresso às aulas e o Natal não serão suficientes para devolver a vitalidade a este mercado”.
A venda de portáteis – que continua a representar a maior fatia do mercado de PCs (83%) – teve uma quebra de 19,2%, com 179,3 mil unidades vendidas. Os computadores desktop com 36,7 mil unidades vendidas apresentaram uma quebra de 29,9% face ao mesmo trimestre do ano transacto.
No mercado de consumo registou-se uma quebra de 20,7% ao passo que no mercado empresarial as vendas de PCs desceram 22,4%.
De acordo com o ranking Top 10 Vendors da IDC, a Hewlett-Packard (HP), lidera o mercado de PCs no segundo trimestre com 47,1 mil unidades vendidas, correspondendo a uma quota de mercado de 21,8%. Segue-se a Toshiba, com 19,3% do mercado, a portuguesa JP Sa Couto (19%) – que viu as suas vendas crescerem 74,4% face ao período homólogo – e a Asus (12,6%). Samsung (7%) – cresceu 170,8% face a igual período do ano 2010 -, Acer Group (6,9%), Dell (3,7%), Apple (2,6%), Sony (2%) e Lenovo (0,8%) completam o ranking da mais vendidas.