Slogan de “Frozen 2” leva Disney a tribunal
Uma empresa norte-americana acusa a Disney de utilizar indevidamente o slogan “Trust Your Journey” para promover o mais recente capítulo da saga “Frozen”. Segundo a companhia, designada precisamente Trust Your Journey, a expressão foi registada como marca há mais de uma década. Dedicada à venda online de vestuário e joalharia, a empresa apoia também a luta contra o cancro da mama.
O jornal Expansión adianta que a Trust Your Journey decidiu levar a The Walt Disney Company a tribunal, solicitando que deixe de utilizar o slogan em questão. Pede que “Trust Your Journey” seja removido de todos os produtos de merchandising de “Frozen 2” e, ainda, que lhe seja entregue uma parte do lucro obtido através da venda de artigos com o slogan.
Um especialista contactado pela mesma publicação esclarece que o tema é controverso porque não é claro até que ponto um slogan pode ser registado como marca. No entanto, alerta José Carlos Erdozain, da Pons IP, existem precedentes em que os tribunais permitiram que isso acontecesse.
Um dos pontos cruciais neste debate é a resistência e perduração do slogan no tempo: se se trata de uma expressão que fique associada à marca ou que apenas é utilizada para a promoção de um determinado produto, por exemplo.
No caso de “Trust Your Journey”, o especialista considera que estão reunidas as condições mínimas para que seja, de facto, registado como marca e que, por isso, seja dada razão à empresa de comércio online. A decisão final está, porém, nas mãos da justiça norte-americana.