Skorr: «Todos somos influenciadores à nossa escala»
Desengane-se quem acredita que é preciso ser actor, músico, modelo ou chef para se ser influenciador. «Todos somos influenciadores à nossa escala!», garante António Filipe, co-fundador da Skorr, plataforma online que faz a ponte entre criadores de conteúdos e marcas, dando oportunidade a qualquer pessoa de ser embaixadora (ainda que temporariamente) de um produto ou serviço.
Além de facilitar a relação entre os dois lados da equação, a Skorr permite conhecer melhor o impacto das publicações partilhadas pelos utilizadores nas redes sociais. Este será, aliás, o factor distintivo da plataforma: descobrir de que forma influenciam as respectivas comunidades e como podem converter o tempo despendido em dinheiro, mesmo que só tenham mil seguidores.
Do lado das marcas, a Skorr promete ajudar a encontrar o influenciador certo para cada campanha e para os objectivos ambicionados – nem sempre um macroinfluenciador será a melhor escolha e alguém que crie conteúdos autênticos e que tenha poucos seguidores fiéis poderá ser mais adequado, por exemplo. Tudo isto acontece com base em algoritmos que analisam o potencial de cada influenciador e o seu poder para gerar reacções, ou seja engagement. Com base nestes dados, as marcas escolhem as pessoas certas para aquilo que pretendem.
Em entrevista à Marketeer, o co-fundador da Skorr explica que verifica-se hoje «um nível de influência e um aumento da oferta de influenciadores que não pode ser ignorado por quem – ou seja, as marcas – quer falar directamente com o consumidor».
Há quanto tempo foi criada a Skorr? Desde então que diferenças notam no mercado em que actuam?
A Skorr começou a ser idealizada há alguns anos e, ao longo deste período, muito mudou, o que nos fez alinhar a nossa estratégia e a nossa plataforma para aquilo que a Skorr é actualmente.
Se o mercado tradicional já está em permanente evolução e é necessário uma inovação constante, no mercado digital tudo acontece a um ritmo frenético e o que hoje funcion, amanhã pode estar desactualizado. Por isso, antecipação e flexibilidade são palavras de ordem e a Skorr consegue responder a estas necessidades de forma assertiva quer junto das marcas, quer dos influenciadores.
O marketing de influência não é uma novidade. Há alguns anos que os influenciadores têm um papel activo na vida dos consumidores, que são reconhecidos pela sua capacidade de levar o outro à acção. Mas, actualmente atingiu-se um nível de influência e um aumento da oferta de influenciadores que não pode ser ignorado por quem – ou seja, as marcas – quer falar directamente com o consumidor. O consumidor vive primeiro a experiência daquela marca através do influenciador e, se o feedback for bom e se ele gostar do que viu, só depois compra e experimenta. Muitas vezes, já convencido que o que está a comprar é excatamente o que procura ou precisa.
Este poder de influência é algo que não pode ser menosprezado e muito menos ignorado e é uma das principais mudanças nos últimos tempos.
E de que forma mudou a própria Skorr?
Quando foi lançada inicialmente, a Skorr consistia numa aplicação para ajudar os influenciadores a medirem o seu nível de influência, a sua audiência, o nível médio de engagement ou a relevância dos posts. Também já dava alguns indicadores que têm vindo a ser aprofundados, como os temas mais postados ou os # mais usados, assim como apresentava um ranking feito com base nas audiências ou reacções.
Mas rapidamente percebemos que existia um enorme potencial em transformar a aplicação numa plataforma integrada que incluísse as marcas e que permitisse um contacto directo, rápido e seguro entre estes dois públicos, para a criação de campanhas conjuntas, ou que permitisse o social listening.
Outro aspecto foi o permitir às marcas trabalharem onde as pessoas comunicam. Nem todas têm uma conta profissional. Com a Skorr, é possível fazer campanhas em redes como o Facebook ou o Instagram pessoal, mesmo sendo privado. Claro que as métricas são mais limitadas (só usamos aquelas que são oficialmente fornecidas pelas redes sociais), mas o potencial é enorme.
Quantas pessoas usam neste momento a aplicação?
Sugiro que instalem o Social Hub e descubram! O número está a aumentar a cada dia que passa. Este portal permite às marcas ouvir o mercado, perceber o footprint da sua marca via redes sociais e relacionarem-se com as pessoas. Tem um modelo grátis, pois queremos que todos tenham a oportunidade de aceder a algumas funcionalidades que até agora só podiam pagando.
Há um perfil-tipo de utilizadores?
Não. Todos somos influenciadores à nossa escala! Esta plataforma não tem um único público-alvo porque todos os públicos podem tirar partido da mesma. Inclusivamente, os nanoinfluenciadores, aqueles que têm até três ou quatro mil seguidores, que já têm influência junto da sua rede, mas que ainda não têm consciência disso.
Para estes, a Skorr é especialmente importante porque ajuda-os a darem-se a conhecer junto de potenciais marcas, começando a tirar partido monetário da sua rede, uma vez que mesmo tendo menos seguidores já têm poder de influência. Mas para os micro e macroinfluenciadores, que normalmente trabalham via agências, esta plataforma é igualmente útil, não só pelos relatórios real time que oferece aos seus clientes, mas também pela digitalização do processo de briefing, contrato e pagamento, que pode tornar todo o processo mais fluido e rápido.
A Skorr tem um modelo específico para agências, que permite manter a gestão da relação entre os seus clientes e os influenciadores e passar para o automatismo da app apenas o que considerarem adequado.
Quem pode usar? Como definem um influenciador?
Qualquer pessoa é um potencial utilizador, mesmo aqueles que têm poucas centenas de seguidores. Depois, o que cada um faz com a Skorr é que já depende dos seus objectivos individuais. Podem apenas medir o seu nível de influência e inspirarem-se nas dicas que são oferecidas, ou podem realizar campanhas, tirando partido financeiro da sua presença online.
Podem dar exemplos de influenciadores que usam a Skorr?
Nesta plataforma, os dados de todas as pessoas são protegidos. Apenas são acessíveis pelas marcas ou agências que tenham pedido ou mesmo comprado o acesso aos seus dados, e após aprovação dos mesmos. Não posso revelar a entidade de ninguém.
Do lado das marcas, como é que funciona a aplicação?
As empresas podem criar campanhas mais direccionadas e com as mensagens certas para os diferentes tipos de públicos. As empresas têm à sua disposição milhares de potenciais influenciadores para a sua marca com valores estimados por pessoa alcançada, o que lhes permite uma gestão mais assertiva do seu orçamento e uma visão mais abrangente do mercado.
A Skorr ouve e agrega o que se passa no mercado e para as empresas este trabalho é muito moroso e praticamente impossível de fazer sem o parceiro certo. Através da plataforma é possível compilar quem é que fala sobre um tema específico, quando fala, com que sentimento, etc., e a partir daí é só identificar as opções e escolher.
Com esta informação passa a ser possível escolher os influenciadores mais interessantes para a minha marca, para aquela campanha específica, com uma análise muito além do engagement, do posicionamento, das interacções ou reacções. Podem, por exemplo, fazer o match entre o sentimento que a sua marca gera nas redes sociais e que é gerado por cada influenciador.
Finalmente, ter uma plataforma onde se pode descobrir os influenciadores, definir por critérios objectivos o valor a propor, fechar contrato, definir e discutir o briefing, analisar resultados real time e fazer os pagamentos, tudo de forma digital, vem reduzir complexidade e tornar todo o processo mais rápido.
Com quantas marcas trabalham e de que áreas?
Apesar de a app ter já algum tempo, estamos precisamente neste momento a lançar o Social Hub no mercado. Tivemos algumas marcas portuguesas conhecidas que participaram na sua fase de desenvolvimento. Temos agora já várias marcas interessadas na versão de mercado, que anunciaremos com a sua autorização a devido tempo.
Com base na vossa experiência, quais consideram que são os principais desafios nesta área do marketing de influência?
O imediatismo, a rapidez com que tudo acontece e com que tudo muda. E agora, cada vez mais, a concorrência, quer por parte dos influenciadores que são cada vez mais, quer por parte das empresas que são pressionadas a agir. Este imediatismo leva a que muitas empresas/marcas ajam sem estratégia porque se querem antecipar à concorrência. É exactamente para evitar e resolver este tipo de situações que a Skorr surgiu.
Para as marcas, um dos principais desafios passa por conseguir interagir de forma relevante com os seus seguidores e mesmo com os seus clientes. Não basta ter uma comunidade, é preciso interagir com a mesma e ser relevante, criando uma relação, conseguir investir de uma forma optimizada. Como a Skorr define por rede social o valor optimizado em função do potencial de pessoas alcançadas e a intensidade com que o serão, ajuda muito na gestão do orçamento.
A Skorr está disponível somente em Portugal?
Posso afirmar que o primeiro cliente com quem firmámos contrato está localizado na Colômbia. Apesar de termos tido algumas marcas portuguesas que participaram no seu desenvolvimento, o primeiro cliente da versão final de mercado é internacional.
Portugal é um mercado-piloto, mas a app Skorr e o Social Hub foram concebidos e já estão disponíveis a nível mundial. Mesmo que um mercado tenha ainda muitos poucos utilizadores da app, a função “Discover” permite convidar clientes (que podem ser segmentados da forma que a marca considere relevante) ou quem já segue a marca nas redes sociais.
As marcas podem, assim, através de um processo muito rápido e automatizado, convidar estes clientes ou chamados brand loyalists, com os quais podem depois realizar campanhas, convidar para serem seus embaixadores ou simplesmente analisá-los individual e colectivamente para recolher insights para a marca. Vamos brevemente lançar também a funcionalidade de estudos de mercado, que será particularmente útil para muitas marcas.
Quais são os planos de expansão ou desenvolvimento de novas funcionalidades?
Vamos lançar um algoritmo para detecção de actividade falsa, uma vez que os bots estão cada vez mais sofisticados e difíceis de identificar. Esta vai reflectir-se no valor que é calculado pela Skorr para a campanha de cada pessoa, por rede social. De resto, vamos sempre trabalhar no sentido de conseguirmos ser mais assertivos junto dos nossos públicos, de modo a tornarmo-nos cada vez mais relevantes.
Texto de Filipa Almeida