Skoda: Inovação e eficiência ao serviço dos condutores

Os hábitos de compra dos consumidores do mercado automóvel têm vindo, gradualmente, a evoluir no sentido da transformação digital. Sendo certo que antes de pandemia essa tendência já se verificava, é importante destacar que esse acontecimento veio acelerar a tendência, multiplicando os momentos de contacto digital com a marca, não só no momento de pesquisa, mas também no esclarecimento de questões durante o processo de venda até à concretização do negócio. No entanto, e segundo António Caiado, director de Marketing da Skoda, «ainda assim, a visita física a um concessionário em algum momento do processo de venda continua a ter um peso importante no nosso perfil de cliente. De facto, e apesar de, na nossa base de clientes, mais de 65% ter elencado o telemóvel como o dispositivo preferencial para pesquisa e compra de produtos, cerca de 74% continua a valorizar a visita ao concessionário».

Nesse sentido, e para dar resposta às preferências dos seus clientes, a marca continua a apostar numa estratégia que tem vindo a ser aperfeiçoada, no sentido de satisfazer as expectativas de quem pretende adquirir uma viatura, seja para uso pessoal ou profissional. Assim, os canais digitais são uma prioridade, tendo a marca lançado diversos formatos digitais que permitem uma comunicação mais impactante e alinhada com os novos hábitos de consumo. Por outro lado, os “novos” tipos de consumidores procuram funcionalidades inovadoras, que tornem a sua experiência de utilização do automóvel mais interactiva, fazendo com que os próprios produtos tenham de se moldar às necessidades emergentes. «Neste aspecto, a digitalização assume um papel central através da conectividade. A ligação constante entre o automóvel e o utilizador vai revolucionar por completo a forma como a marca se vai relacionar com os seus clientes», contextualiza o mesmo responsável.

Também no campo do digital é possível traçar já algumas tendências sobre o presente e o futuro do mesmo. O “novo” digital, ao abrir as portas da interactividade entre cliente e produto, vai permitir elevar a relação entre o cliente e a marca ao próximo nível. Por outro lado, a flexibilidade dos novos formatos permitirá desafiar a criatividade da marca, no sentido de propor novas soluções aos requisitos digitais dos clientes.

Do lado da marca, António Caiado enfatiza a importância da interactividade, que vai permitir reforçar a relação de proximidade da marca com o cliente, continuando a incorporar detalhes e funcionalidades que facilitam a utilização do automóvel no dia-a-dia. «Esses detalhes, que já fazem parte do ADN da Skoda e que denominamos de Simply Clever, irão também evoluir, deixando de ser apenas físicos, mas também digitais. Esta evolução, de uma realidade física assente no produto, para o âmbito digital ao nível das funcionalidades que os softwares permitem, abre uma infinidade de possibilidades, que vão desde o acesso a funcionalidades ou informações em tempo real que aumentam a segurança de condução, a conveniência ou que simplesmente facilitam a vida aos ocupantes. Esta é já uma realidade nos nossos dias, nomeadamente nos Skoda que, através da conectividade, permitem adquirir um conjunto de funcionalidades, como a navegação ou um sistema de luzes automático», acrescenta o responsável de Marketing da Skoda.

Para alargar este tipo de serviços, a marca anunciou, recentemente, a criação de um novo centro para o desenvolvimento de serviços digitais como, por exemplo, o serviço “Pay to Fuel”, que durante o reabastecimento utiliza o sistema GPS do automóvel Skoda para detectar a localização e pede ao cliente que introduza o número da bomba, efectuando automaticamente o pagamento; ou o serviço “Pay to Park”, que detecta o local de estacionamento do veículo e processa o pagamento.

A relação entre marca e cliente assume-se, hoje, como um processo contínuo e circular, no qual o momento da venda tradicional deixa de ser um marco que separa o antes e o depois, e passa a ser um dos momentos do ciclo. «Mais do que nunca, o conceito “customer journey” vai assumir um papel-chave na relação futura entre a marca e os clientes», reitera o responsável.

TRANSIÇÃO PARA VEÍCULOS ELÉCTRICOS

A emergência de uma transição energética, para uma circulação de automóveis com emissões zero de carbono, está cada vez mais assente nas políticas das marcas, mas também passou a ser uma importante directiva na cabeça dos consumidores. A prova disso é o aumento sucessivo das vendas de veículos eléctricos (VE) sendo que, actualmente, o peso das viaturas totalmente eléctricas já vale mais de 15% das vendas de automóveis no nosso mercado. «Esta realidade poderia até ser mais significativa se a capacidade de resposta das fábricas correspondesse à procura e se a infra-estrutura de carregamento fosse mais capilar», afirma o mesmo responsável, chamando a atenção para o facto de a autonomia e o preço dos veículos eléctricos ainda serem os principais factores de objecção, assim como a rede pública actual, que dificilmente é uma alternativa a quem não tiver possibilidade de uma opção de carregamento doméstico.

A Skoda tem acompanhado e cumprido o plano de descarbonização traçado para o sector automóvel e o plano actual de transformação aponta para que, em 2030, 70% dos veículos novos vendidos na Europa sejam totalmente eléctricos. Pretendendo atingir a neutralidade de carbono nas suas linhas de produção já em 2030, a Skoda disponibiliza diversas soluções de veículos eléctricos no mercado, oferecendo um produto de referência, com um design distintivo e moderno, nunca abdicando dos apontamentos que fazem da Skoda uma marca de excelência e que têm motivado uma crescente procura. «Oferecemos excelente qualidade, habitabilidade e espaço de bagageira referenciais e, no caso dos modelos eléctricos, uma excepcional autonomia. A Skoda oferece mais por menos, ou seja, o que denominamos como o melhor “Value for Money” do seu segmento», admite António Caiado.

Acreditando que a transição energética está a ocorrer a diferentes velocidades e que os motores a combustão interna continuarão a ter uma procura muito elevada nos próximos anos, a Skoda assegura que continuará a lançar motores de combustão e plug-in hybrid ultra-eficientes.

FUTUROS LANÇAMENTOS

Quanto ao presente e ao futuro, a Skoda desvenda que está a lançar a versão Coupé do Enyaq, que se tem revelado um sucesso na procura do mesmo. «Mas não vamos ficar por aqui, já que nos próximos anos vamos lançar a maior ofensiva de produto da história da marca. Até 2026, vamos lançar seis novos modelos 100% eléctricos, que irão satisfazer a procura em todos os principais segmentos de mercado», garante António Caiado.

Para além dos novos lançamentos, a insígnia prepara-se para entrar noutros territórios, com o objectivo de alargar a sua base de clientes. «Continuaremos empenhados em prestar aos nossos clientes os melhores níveis de satisfação com a marca, com os nossos produtos e com os nossos serviços. Para isso, a nossa rede de concessionários irá continuar a ter um papel preponderante, já que terá a responsabilidade de dinamizar uma relação de excelência, tirando partido da sua proximidade com os clientes», resume e conclui o director de Marketing da Skoda.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Mercado automóvel”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

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