Silampos é outra loiça!

fondue-boxA Silampos é uma empresa especializada no fabrico de louça metálica. Criou a primeira panela de pressão em Portugal, produto com o qual ficou reconhecida a nível nacional e internacional. Hoje, marca presença um pouco por todo o mundo e é líder em mercados como o português ou inglês. Mas a Silampos não quer ficar por aqui e em cima da mesa está já um plano de expansão

A Silampos é uma empresa portuguesa especializada no fabrico de loiça metálica. Líder no mercado nacional, a empresa de Oliveira de Azeméis, tem uma atitude internacional marcando presença um pouco por todo o mundo. Argentina, Áustria, Austrália, Espanha, Inglaterra, Israel, Itália, França, Suécia, Suíça, EUA, Rússia, Japão, Hong Kong, países do Médio Oriente e do Norte de África, são alguns dos mercados onde a marca portuguesa é comercializada.

A Silampos conta com 187 colaboradores e tem uma capacidade instalada de 1,5 milhões de unidades/ano tendo em 2008 apresentado um volume de negócios que atingiu os 13.286.933 euros.

Os principais produtos da marca são os conjuntos de loiça em aço inoxidável e respectivos complementos (fondues, grelhados, woks, cataplanas, tabuleiros, entre outros) e panelas de pressão. Aliás, a Silampos foi quem produziu, na década de 60, a primeira panela de pressão em Portugal produto com o qual ficou reconhecida a nível nacional e internacional. O spot televisivo da “linda Carochinha e do João Ratão”, onde era apresentada a inovadora panela de pressão ainda hoje é recordado por muitos consumidores.

A marca aposta num design diferenciador, e daí resultam produtos funcionais, esteticamente apelativos e amigos do ambiente. Segundo Filipa Campos, directora de marketing da Silampos, «a diferenciação está na elevada performance dos produtos, que garantem rapidez durante a confecção dos alimentos, significativas poupanças de energia e cozinhados saudáveis, respondendo desta forma às necessidades dos consumidores e grandes chefs de cozinha».

O ênfase no design e o reconhecimento do mercado têm valido, ao longo da sua história, a atribuição de vários prémios por entidades oficiais, como por exemplo, o “Prémio Design para a Indústria” e o “Selo de Design” pelo Centro Português de Design, o “PME Prestige” e “PME Excelência” pelo Ministério da Economia, a representação de Portugal no certame “European Prize Design” em Paris e o mais recente entregue pelo IAPMEI – organismo do Ministério da Economia e Inovação – que atribuiu à Silampos o estatuto PME Líder 2008 e o Prémio Inovação e Tecnologia.

(…)

Por Hugo Lopes Correia

PARA LER NA ÍNTEGRA CONSULTE A EDIÇÃO IMPRESSA

Artigos relacionados