Siemens vai às compras na Rolls-Royce

rolls royceA Siemens anunciou que chegou a acordo para adquirir o negócio de energia do grupo britânico Rolls-Royce por um montante a rondar os 950 milhões de euros.

Com esta operação, o grupo industrial alemão passará a deter a unidade de turbinas a gás e compressores da Rolls-Royce, que conta com cerca de 2400 trabalhadores. Para além do montante acordado para a transacção, a Rolls-Royce, que já tinha anunciado que pretendia vender as suas actividades de energia para se focar noutros negócios, vai ainda receber cerca de 245 milhões de euros da Siemens, no âmbito de um acordo de licenciamento a 25 anos.

A operação insere-se no novo plano estratégico desenhado por Joe Kaeser, CEO da Siemens. A partir de Outubro, o grupo alemão ficará organizado em nove áreas de negócio: comboios, turbinas eléctricas, serviços relacionados com turbinas, energias renováveis, transmissão de energia eléctrica, tecnologias de construção civil, serviços financeiros, equipamentos de manufactura e tecnologia de automatização. Quanto ao negócio de saúde será gerido de forma separada, enquanto o negócio de aparelhos auditivos deverá ser colocado em bolsa.

Com estas medidas de reestruturação, a Siemens espera uma redução dos custos e prevê um aumento da produtividade entre 3 e 5% ao ano ou cerca de mil milhões de euros.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...