Sical aposta em blockchain para mostrar a origem do seu café
Chama-se Sical Blockchain e é uma edição limitada de café da marca portuguesa, que recorre a esta tecnologia para mostrar aos consumidores todo o processo de produção, desde a origem até à chávena.
Esta edição especial da referência Brasil Single Origin permite a rastreabilidade do grão de café desde a cafeicultura ao transporte, torrefação e embalamento. Para acompanhar este processo, basta ler o QR code presente na embalagem, que direcciona para uma página no website das marca, onde o consumidor terá acesso a informações não só sobre a plantação e o agricultor, mas também o local e as datas de quando o café foi plantado, colhido e lavado, quando e para onde foi transportado e, finalmente, quando foi torrado e embalado na fábrica da Nestlé Portugal (que detém a marca), no Porto.
De acordo com a Sical, todo o processo é auditado e certificado pela Rainforest Alliance e pela IBM Food Trust, sendo que este projecto permite também a partilha de dados entre os agricultores, de forma a apoiar a tomada de decisões e a capacidade de identificar riscos da cadeia de produção, com o objectivo de melhorar todos os processos de produção e distribuição de café.
«É com orgulho que somos a primeira marca de café a trazer para o mercado português um café cuja cadeia de valor está totalmente transparente, desde o agricultor até ao consumidor final. Os consumidores de hoje procuram produtos de origem e produção responsáveis, que demonstrem respeito pelos seres humanos e pelo planeta», afirma em comunicado Tânia Jorge, brand manager da Sical no Retalho.
As embalagens de Sical Blockchain já podem ser encontradas nos principais super e hipermercados nacionais.