A luta pela maior audiência televisiva nos canais generalistas em Portugal está cada vez mais renhida. No mês de abril, a SIC regressa ao topo, algo que, desde fevereiro, não acontecia. A estação de Paço D’Arcos cresceu 2.1% no último mês.
Em abril, a SIC terminou abril com 14.5% de share, contra 13.8% da TVI e 10.7% da RTP1. A liderança da SIC foi transversal a todos os dias da semana – dias úteis, sábados e domingos – e em três períodos horários: manhã, tarde e prime time. A SIC também manteve a liderança no target comercial – A/B C D 25/64.
O canal do grupo Impresa tem ainda os três programas mais vistos nos diferentes géneros: bloco informativo, com o Jornal da Noite; programa de entretenimento, com Isto é Gozar com Quem Trabalha; a novela mais vista, A Promessa.
O mês de abril ficou ainda marcado pelos debates para as eleições legislativas, e o debate mais visto ( até agora) pertenceu à SIC, entre André Ventura e Luís Montenegro, transmitido a 24 abril, que liderou com 24.3% de share. Já o confronto entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos, dia 30 de abril, transmitido em simultâneo nos 3 canais FTA e nos Canais de Informação: liderou a SIC, no universo dos canais generalistas, com 16.4% de share e 8.5% de audiência média, o que corresponde a 834 mil e 800 telespetadores e foi o programa mais visto do dia. Foi também o mais visto no Grupo de Canais SIC (SIC + SIC Notícias) com 18.2% de share, e uma audiência média de 9.5%, o que corresponde a uma média de 928 mil e 500 telespetadores.
Noutros formatos os programas Amor Valente, O Outro Lado do Paraíso, Terra e Paixão, Casados no Paraíso Diário, A Herança, Senhora do Mar e Travessia, aos dias úteis; Alô Portugal, Nosso Mundo, Alta Definição e Tudo em Família, aos sábados; Vida Selvagem, Fama Show, aos domingos, foram os mais vistos nos seus horários.
Na Páscoa a estação liderou nos dias de celebração (sexta, sábado e domingo).
Contactaram em abril diariamente com a SIC 3 milhões 629 mil telespetadores. Com a totalidade dos canais SIC, contactaram diariamente 4, 6 milhões de telespetadores.
O universo de canais SIC (SIC, SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical, SIC Caras, SIC K e SIC Novelas) manteve a liderança conquistada em março e terminou o mês com 19.2% de share, a subir 0.6 p.p. face ao mês anterior e 0.9 p.p. face ao homólogo de 2024. O conjunto de canais temáticos SIC (SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical, SIC Caras, SIC K e SIC Novelas) terminou o mês com 4.7% de share, a subir 0.3 p.p. face ao mês anterior e 0.6 p.p. face ao mês homólogo de 2024.
A SIC Notícias continuou a crescer em abril. Em quatro meses, o canal da IMPRESA já cresceu 29%. Foi o único canal de informação a subir face ao mês anterior (+ 0.1 p.p.) e terminou o mês com 2.2% de share. A SIC Notícias foi o canal de informação mais visto num dos horários de maior consumo e mais importantes da televisão, o prime time. Além deste, foi também líder em late-night e no total de sábado.
A SIC Notícias foi novamente líder no target composto pelas classes mais altas e público mais ativo (ABC 25/64), com 3.5% de share, uma subida de 0.3 p.p., face ao mês anterior. O debate mais visto dos canais de informação pertenceu à SIC Notícias. O debate entre André Ventura e Mariana Mortágua, transmitido a 21 abril, liderou com 6.0% de share.
Aos dias úteis, destaque para a liderança nos programas: SIC Notícias Manhã (10h), SIC Notícias Manhã 11:00, Edição da Noite, O Eixo do Mal, Expresso da Meia Noite, Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer, Jornal da Meia Noite, Jornal da Meia Noite: 2ª Hora e Primeira Página. Aos sábados, os mais vistos nos seus horários foram: Edição da Manhã, SIC Notícias Sábado (manhã), Facto Político, Casos de Polícia, Investigação SIC e Jornal da Meia Noite. Aos domingos Jornal da Noite e Toda a Verdade são os mais vistos nos seus horários. Destaque ainda para várias rúbricas do canal, mais vistas nos seus horários: Leste/ Oeste, Elefante na Sala, Torto e Direito e SIC Polígrafo Legislativas.
A SIC Mulher terminou o mês com 1.3% de share (a subir 0.1 p.p. face a março), a SIC Novelas com 0.4% de share, a SIC Caras com 0.4% de share (a subir 0.1 p.p. face a março), a SIC Radical e a SIC K com 0.2% de share.
A Opto alcançou o segundo melhor mês de sempre. Os conteúdos que mais contribuíram foram: A Herança, A Promessa, Casados à Primeira Vista, Senhora do Mar e Nazaré.
No que diz respeito à TVI, Abril foi mês em que a estação de Queluz perdeu a liderança, contudo foi um período de estreias com novos produtos na grelha de programação.
O teatro ao vivo “Vai Direto” chegou a 723 mil espectadores. “Star Park”, novo game show dos sábados, somou 595 mil. A comédia “Carlitos e Henriqueta” conquistou 680 mil, e “Mulheres, às armas!”, evocando Abril, registou 474 mil. O regresso de “Os Batanetes” reuniu 767 mil espectadores.
A TVI encerrou abril com 13,8% de share. No acumulado do ano, lidera com 14,8%.
As galas do “Big Brother” juntaram em média 716 mil espectadores, o “Especial” chegou aos 772 mil e o “Extra” destacou-se ao final da noite.
Na ficção, “A Protegida” atingiu uma média de 645 mil espectadores, e A Fazenda 530 mil. Já “A Sentença” reuniu em média 422 mil indivíduos por episódio. “Funtástico” foi o programa mais visto das tardes de domingo com 527 mil espectadores.
No daytime, “Dois às 10” terminou o mês com 300 mil espectadores e “Quero o Divórcio” cativou uma média de 323 mil.
Quanto à RTP, o Canal 1 perdeu a liderança histórica do ‘pré-prime’ para a SIC (15.4% vs 14.6%) uma vez que o Preço Certo foi ultrapassado superado pelo Diário do Casados à Primeira Vista. Contudo, a RTP1 continua a liderar a manhã, coma Praça da Alegria, a TVI a tarde e a SIC ganha todos os outros períodos horários, estabelecendo-se assim a estação preferida entre as FTA.














