SIBS lança solução que permite transferências imediatas pan-europeias
As transferências imediatas pan-europeias são a mais recente aposta da SIBS. A empresa por detrás de soluções como MB Way ou Multibanco anuncia hoje que passa a ser possível realizar este tipo de transacções através da plataforma Instant Payment Solutions.
Segundo a SIBS, a novidade permite colocar uma vez mais “Portugal na linha da frente”, uma vez que os cidadãos terão ao seu dispor, 24 horas por dia, sete dias por semanas, um serviço para transferências imediatas entre instituições financeiras. O objectivo é garantir que os fundos chegam às contas dos beneficiários em segundos.
«Este é um avanço que permite que Portugal volte a estar na dianteira dos pagamentos a nível europeu, contribuindo mais uma vez para o crescimento dos pagamentos electrónicos em Portugal e na Europa», sublinha Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS. Segundo a responsável, o trabalho desenvolvido pela empresa permite que os bancos portugueses disponibilizem este serviço aos seus clientes, tirando partido do crescimento da procura por transferências imediatas.
Madalena Cascais Tomé conta que é «expectável que o recurso a esta ferramenta, que permite transferir dinheiro em poucos segundos e em qualquer dia e hora entre contas de diferentes bancos, venha a acelerar ainda mais».
Só no último ano, quando a plataforma Instant Payments Solution da SIBS ainda se focava apenas nas transacções nacionais, foram realizadas em Portugal mais de 5 milhões de transferências imediatas. Isto representa cerca de 450 mil operações por mês, no valor de 520 milhões de euros por mês, com um valor médio de cerca de 1.150 euros.
Actualmente, Portugal e a comunidade bancária nacional têm já 95% das contas disponíveis neste sistema, adianta a SIBS. “Com esta evolução, os portugueses passam, a partir de hoje, a poder realizar transferências imediatas ao nível pan-europeu com a mesma facilidade com que já realizam as suas transferências imediatas domésticas”, resume a SIBS.
Para já, as instituições financeiras preparadas e para as quais será possível realizar estas operações estarão concentradas em sete países: Espanha, Alemanha, França, Itália, Áustria, Letónia e Países Baixos. É esperado, no entanto, um aumento gradual de cobertura ao longo dos próximos meses.