Shein lança fundação com foco em sustentabilidade e impacto comunitário

Depois das crítica sobre a sustentabilidade e dúvidas sobre as condições de trabalho nas fábricas que abastecem o maior retalhista de fast fashion do mundo, a Shein decidiu criar a Shein Foundation, uma iniciativa que visa consolidar os esforços filantrópicos da empresa, integrando ações sob os programas Shein Cares e Extended Producer Responsibility (EPR) Fund.

De acordo com Donald Tang, presidente executivo da Shein, a fundação terá como missão “empoderar e retribuir às comunidades” que a empresa alcançou sob uma “estrutura filantrópica formal”.

“Estabelecer a Shein Foundation e, assim, consolidar os nossos esforços de caridade sob uma estrutura filantrópica formal, traz maior responsabilidade e transparência às nossas doações. Isto também fortalece a nossa capacidade de direcionar as doações de caridade de uma maneira mais impactante e sustentada para melhor apoiar causas e organizações que se alinham com nossos valores”, declarou Donald Tang.

Para assinalar o lançamento, a Shein Foundation doou cinco milhões de euros à Africa Collect Textiles (ACT) Foundation, sendo este apoio destinado a um programa piloto no Quénia focado em reciclagem têxtil e redução de resíduos. A doação promove ainda doações de têxteis pós-consumo na África.

“Este projeto contribuirá imensamente para nossa missão de reduzir o desperdício têxtil e fechar o ciclo em um ecossistema de moda mais circular”, disse Elmar Stroomer, diretor da ACT Foundation. A iniciativa é vista como um passo importante para fechar o ciclo na indústria da moda e construir um futuro mais sustentável.

Artigos relacionados