Shamir: Revolução nas geometrias de lentes oftálmicas

Fundada em 1972, em Israel, como fabricante de lentes bifocais, a Shamir adaptou rapidamente o seu departamento de R&D para o desenvolvimento e produção de geometrias para lentes progressivas para outras marcas de lentes. Em 2000, concebe a tecnologia Freeform para a produção das lentes progressivas “Autograph”, tornando-se num dos maiores produtores mundiais de lentes oftálmicas. A funcionar em Portugal desde 2001, a Shamir tem como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas, proporcionando, com as suas lentes oftálmicas, uma visão perfeita. Tendo por base factores distintivos do mercado nacional, como a excelência da mão-de-obra, a Shamir percebeu rapidamente que existia disponibilidade, da parte dos colaboradores, em aprender, nomeadamente novas metodologias de trabalho, e em inovar. «Face a estas características, e desde a abertura do nosso primeiro laboratório, em Vila do Conde, um dos principais objectivos foi a aposta na exportação », conta Luís Feijó, CEO da Shamir em Portugal, salientando que, em 2021, exportaram cerca de 80% da produção para países da Europa, de África e Canadá.

Um dos momentos mais importantes do percurso em Portugal foi a ampliação das instalações da sede em Vila do Conde, que passou de uma área de 2000 para 9000 metros quadrados, fazendo deste um dos cinco maiores laboratórios da Europa. Luís Feijó sublinha que também a abertura do laboratório Ino- Time, em Lisboa, foi uma das grandes conquistas, uma vez que foi o primeiro da Europa especializado em tecnologia de óptica acelerada, dispondo de um serviço que permite produzir lentes personalizadas em três horas. Um serviço que foi “replicado” em França, Singapura, Itália, Canadá, Tóquio e Israel.

Actualmente, Portugal conta com três unidades de produção e com cerca de 300 colaboradores. A operação contribui com cerca de 3 milhões de lentes oftálmicas para o mercado mundial. A Shamir Portugal, apesar dos percalços da guerra, acredita que vai conseguir o crescimento previsto para 2022. Além disso, este ano será reforçado o investimento em novo equipamento, que permita reduzir o consumo de água na produção de lentes, reforçando o compromisso com a redução da pegada de carbono.


CULTURA E CAPACIDADE DE INOVAÇÃO

Além de fábricas de produção de lentes semiacabadas e R&D em Israel, a Shamir conta hoje com 16 laboratórios espalhados por todo o mundo e com uma equipa de mais de 2100 colaboradores, presentes em 24 países dos quatro continentes. Através da sua cultura e capacidade de inovação, continua a criar produtos e serviços inovadores na indústria de óptica, com aposta no desenvolvimento de geometrias e tecnologia de ponta.

Luís Feijó salienta que, tendo sido fundada em Israel, o país das startups e da inovação, a Shamir conservou, ao longo dos 50 anos, essa essência, baseada numa ambição e procura constante pela inovação, e a crença de que a tecnologia é o segredo da excelência. «É a capacidade de inovação que nos permite continuar a ser pioneiros na criação e desenvolvimento de produtos e serviços verdadeiramente únicos (e inovadores) na indústria óptica, seja através da criação de novos designs ou de tecnologias disruptivas.» Isto, salienta o responsável, só é possível, graças à dedicação e visão de cada colaborador e, ainda, à partilha de conhecimentos e colaboração entre departamentos.

«Graças à intensa pesquisa do nosso Departamento de Investigação e Desenvolvimento em Israel, conseguimos desenvolver e patentear as mais recentes e inovadoras tecnologias aplicadas em óptica, revolucionando o conceito de lentes progressivas personalizadas, ao mesmo tempo que diminuímos o tempo de produção e tornamos todo o processo mais amigo do ambiente.» A Shamir também se quer distinguir da concorrência pela aposta crescente na sustentabilidade, através do investimento em soluções eco-friendly, como a instalação de uma central fotovoltaica que permite fornecer energia “verde” a toda a fábrica no período de exposição solar, e novos processos de fabrico que permitam diminuir a pegada de carbono. Em 2021, desenvolveu a tecnologia Metaform, que consiste num novo processo de aplicação de tratamentos anti-reflexo, que permite reduzir o consumo de água em 95%. Esta tecnologia é 80% mais eficiente, em termos energéticos, do que as alternativas no mercado. O processo normal de um tratamento de endurecimento de superfície recorre a cerca de 20 litros de água para produzir uma lente, ao passo que com a Metaform é utilizado menos de um litro de água por lente. Graças à Metaform, o laboratório de Vila do Conde registou, desde o final de 2019, uma redução no consumo de água de dois milhões de litros.

A Metaform caracteriza-se por possibilitar o desenvolvimento de lentes mais resistentes, finas e leves. Permite, ainda, a criação de uma lente esteticamente mais agradável, até em graduações superiores, resultando numa lente mais fina, capaz de incorporar, sem qualquer prejuízo de qualidade, as especificidades necessárias à correcção visual. Com esta tecnologia, ganha-se espessura, resistência e velocidade.

Mas há mais em inovação: as lentes Autograph Intelligence integram inteligência artificial através de um algoritmo que desenvolve a geometria para a lente. «Desde que iniciámos a produção da Freeform, o nosso software de cálculo, o Prescriptor, foi guardando dados sobre as graduações utilizadas, as regiões onde foram prescritas e, em alguns casos, a idade dos pacientes. Com base nesta big data, a Shamir trabalha sobre informação conhecida para conceber as suas lentes. Nesse contexto, começamos a solicitar a idade do portador para que o algoritmo determine a melhor geometria para a sua idade visual», explana.

Destaque também para as lentes Millennium, dedicadas ao público com um uso intensivo de ecrãs digitais, que reduzem o cansaço visual, melhoram a capacidade de foco e, consequentemente, o desempenho em frente aos ecrãs. Acrescente-se, ainda, que a empresa criou uma startup que materializa o projecto de produção de armações para óculos “Handmade in Portugal”. Esta aposta, nascida durante o confinamento, produziu, em 2021, mais de 2000 peças, fabricadas com o acetato Mazzucchelli e acabadas individualmente, à mão, por artesãos.

Já na linha de tratamento, lançaram este mês o Glacier Expression, que se distingue por reduzir drasticamente os reflexos habituais percebidos nas lentes oftálmicas. Este tratamento veio elevar a fasquia dos tratamentos anti-reflexo, uma vez que utiliza um maior número de camadas, em comparação com os tratamentos tradicionais, mantendo um nível semelhante de espessura e durabilidade. «Isto permite-nos regular especificamente os comprimentos de onda de luz a que o olho humano é mais sensível e conseguir um maior controlo sobre os reflexos.» Quando as lentes reflectem o brilho de fontes de luz, não só é reduzida a nitidez visual de quem as está a usar, como também impede as outras pessoas de verem as suas expressões visuais. «O Glacier Expression Shamir veio superar esta situação, reduzindo os reflexos e permitindo uma visão nítida e detalhada.»


PARA TODAS AS NECESSIDADES ÓPTICAS

A Shamir orgulha-se de ter a resposta para qualquer necessidade óptica. Com uma vasta gama de soluções, disponibiliza as lentes progressivas mais avançadas do mercado, lentes ocupacionais personalizadas a cada estilo de vida, sejam transparentes ou solares, óculos de protecção e de desporto. «As nossas lentes topo de gama, premiadas mundialmente, representam uma revolução nas geometrias de lentes oftálmicas. Incorporando tecnologias que integram inteligência artificial, para modelar com precisão grandes volumes de dados recolhidos sobre os movimentos reais da cabeça e dos olhos dos pacientes, são concebidas para acomodar de forma ideal qualquer necessidade orientada para a idade ou para o estilo de vida», comenta Luís Feijó.

No segmento de lentes desportivas, a marca disponibiliza, por exemplo, as Shamir Bike. Tratam-se das únicas lentes oftálmicas desenhadas com base nas necessidades de ciclistas e motards. Além de permitirem uma condução em segurança, «são personalizadas a cada tipo de condução e proporcionam aos utilizadores um desempenho incomparável, já que permitem que os condutores tenham liberdade visual, assim como maior conforto e uma utilização da postura natural da cabeça e do corpo». Acrescente-se, ainda, que, na versão polarizada, reduzem o efeito de encadeamento na estrada e no monte. As lentes Shamir são entregues com um certificado de autenticidade, como garantia de um produto de alta qualidade.

Agora, foi criado o eCard, que digitaliza e completa a informação do certificado, acompanhando o portador das lentes no seu smartphone para todo o lado. Um conceito desenvolvido em Portugal e já exportado para Espanha e Holanda.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Ópticas”, publicado na edição de Junho (n.º 311) da Marketeer.

Artigos relacionados