Sexta-feira 13 e o remarketing: uma dança sombria no mundo do marketing digital

Por Diogo Paixão, Growth Marketing Lead da Wook.pt

Hoje é sexta-feira 13, um dia repleto de superstição e mistério. Enquanto muitas pessoas temem gatos pretos e espelhos partidos, no mundo do marketing digital há algo igualmente aterrorizante: o remarketing.

Esta técnica, embora não seja motivo de superstições, é muitas vezes vista como uma ferramenta assustadoramente eficaz. Vamos desvendar os mistérios por detrás dessa estratégia e como ela se relaciona com o dia de azar (ou sorte).

O poder das sombras: o que é o remarketing?

O remarketing é um processo que permite que os anunciantes alcancem os visitantes dos seus websites ou utilizadores que interagiram com anúncios anteriores, apresentando anúncios específicos para esse público.

Isso é possível graças aos cookies (pequenos fragmentos de código que acompanham os internautas durante sua navegação na web). Esses cookies permitem que as marcas rastreiem os utilizadores e exibam anúncios personalizados, muitas vezes após eles terem saído do website ou plataforma da marca.

De uma forma resumida, o processo funciona da seguinte forma: quando um utilizador visita um website, um cookie é colocado no seu browser. Esse cookie rastreia o comportamento online, como, por exemplo, as páginas que visitou, os produtos que visualizou ou se chegou a adicionar artigos a um carrinho de compras. Com base nesse comportamento, o remarketing pode direccionar anúncios personalizados para o utilizador noutros sites que ele visite, incentivando-o a retornar ao site original e concluir uma acção, como uma compra.

Casos de remarketing sinistros:

1. O fantasma do carrinho de compras: Já encheu um carrinho de compras com produtos tentadores e, de seguida, abandonou a loja online? O que acontece depois é digno de um filme de terror digital: anúncios dos produtos não comprados a persegui-lo em toda a internet, como se o carrinho tivesse ganho vida própria! Eles atormentam de tal forma assustadora que até parece que sussurram ao ouvido: “Esqueceu-se de algo…”. Chega a dar um arrepio na espinha dorsal!

2. O mistério da viagem não reservada: Pesquisou por voos e hotéis para um destino exótico, mas não concluiu a reserva? O que acontece de seguida é igualmente aterrorizante. Prepare-se para receber anúncios incessantes, lembrando-o de que o paraíso está apenas a um clique de distância.

Será uma acção eficaz ou intrusiva?

A eficácia do remarketing é frequentemente debatida. Alguns vêem essa estratégia como uma forma poderosa de alcançar os utilizadores e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão. Quando usado de forma sensata e com relevância, o remarketing pode ser uma ferramenta valiosa. No entanto, a sua eficácia está ligada à forma como é aplicado.

O sucesso do remarketing depende, não só, mas também, da ética e relevância. Quando os anúncios são personalizados de forma útil e não invasiva, os utilizadores podem apreciar a lembrança de produtos ou ofertas que despertaram o seu interesse anteriormente. No entanto, quando é excessivamente intrusivo e os anúncios perseguem os utilizadores incansavelmente, isso pode resultar numa experiência negativa e até mesmo afastar os consumidores.

Hoje, sexta-feira 13, estes anúncios têm um toque ainda mais assustador! É como um feitiço que nunca desaparece, fazendo com que o utilizador se questione se está preso num loop assustador. Respire fundo e ganhe consciência de que o remarketing não deve ser temido. Saiba que é uma prática muito comum que, quando utilizada de forma cuidadosa e relevante, pode aumentar as taxas de conversão e proporcionar um maior envolvimento dos utilizadores. Portanto, da próxima vez que se deparar com anúncios que o perseguem na internet, saiba que não são feitiços, mas sim estratégias que procuram mantê-lo envolvido e informado.

Feliz sexta-feira 13 e que os seus cliques estejam sempre a seu favor!

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