Setor de Entretenimento e Media cresce 3,9% ao ano, impulsionado pela publicidade digital

A indústria global de entretenimento e media deverá crescer a um ritmo de 3,9% ao ano até 2028, atingindo receitas superiores a 3,4 biliões de dólares (€3,2 biliões), de acordo com o estudo “Entertainment & Media Outlook 2024-2028”, da PwC. Este crescimento, que representa um aumento face aos 2,8 biliões de dólares (2,6 biliões de euros) apurados no final de 2023, será impulsionado, principalmente, pelo setor publicitário.

O investimento em publicidade na indústria audiovisual, que já ultrapassou os 1 bilião de dólares (952,2 mil milhões de euros) em 2023, deverá crescer a uma média de 6,7% ao ano até 2028.

A PwC destaca que as plataformas de streaming e a transmissão de eventos desportivos estão a ser os principais motores desse crescimento, com os serviços digitais de entretenimento a registarem uma expansão notável de 10,1% em 2023, e a previsão de crescimento a fixar-se nos 9,5% nos próximos quatro anos.

Ainda segundo as projeções, em 2028, as plataformas digitais de entretenimento vão absorver mais de 77% do total do investimento publicitário global. Embora os Estados Unidos continuem a ser o maior mercado em termos de gastos, representando mais de um terço do total global em 2023, a PwC aponta que são os mercados emergentes que apresentam os maiores crescimentos. A China (7,1%), a Índia (8,3%), a Indonésia (8,5%) e a Nigéria (10,1%) estão a ultrapassar os EUA, o que demonstra o potencial de crescimento nas regiões menos maduras.

No segmento de streaming, que tem sido um dos grandes protagonistas do sector audiovisual, as subscrições crescerão de 1,6 mil milhões em 2023 para 2,1 mil milhões até 2028.

Contudo, a taxa de crescimento desacelerará, à medida que a saturação do mercado começa a ser sentida. Para contornar este fenómeno, as principais plataformas estão a adaptar os seus modelos de negócios, com destaque para a introdução de planos de subscrição com anúncios, o combate à partilha de passwords e o aumento da oferta de conteúdos de desporto ao vivo, como forma de atrair mais utilizadores e diversificar as fontes de receita.

O setor enfrenta desafios com disrupções tecnológicas e económicas, além da desagregação de cadeias de valor tradicionais num mundo digital. A publicidade, que ultrapassou o consumo de bens em 2023, será o maior motor de crescimento, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,7% até 2028.

A transformação dos modelos de negócios será crucial para aproveitar essas novas fontes de receita. No mercado de streaming, por exemplo, que enfrenta uma saturação, as empresas estão a reinventar os seus modelos, incluindo ofertas híbridas de subscrição com anúncios.

Em mercados emergentes, como a Índia, a consolidação do setor de OTT está a acelerar, com grandes fusões e aquisições a caminho.

Além disso, a monetização de dados e a inovação na publicidade digital estão a criar novas oportunidades, enquanto as empresas de E&M exploram modelos de receitas alternativos, como publicidade em plataformas de streaming e novos formatos de conteúdo.

A capacidade de reinvenção e adaptação será essencial para as empresas se manterem competitivas neste cenário em rápida evolução.